A renomada revista americana "Time" declarou em sua edição mais recente que o Project Natal, novo esquema de controle que a Microsoft revelou neste ano para o Xbox 360, é uma dos 50 grandes inventos de 2009. Segundo Larry "Major Nelson" Hryb, diretor de programação da Xbox Live, "É uma ótima notícia para a indústria. Parabéns a toda a equipe pelo ótimo trabalho que realizaram até agora".
Segue a descrição da revista: "Deste os tempos imemoriais – ou pelo menos desde Pong - uma fronteira ficou entre os jogadores e imersão completa a la Tron em seus videogames tem sido o controle; o joystick, trackball, mouse, pistola de luz ou seja lá o que for. Neste ano a Microsoft demonstrou uma tecnologia, de codinome Project Natal, que permite aos jogadores controlarem jogos usando somente movimentos e comandos de voz, não requerendo um controle - o corpo do jogador se torna o controle. O Project Natal usa várias câmeras, além de um microfone altamente especializada e muitos softwares bacanas, para rastrear o corpo do jogador e interpretar sua voz. Você move sua mãe, e o Master Chief (ou quem for) mexe a mão dele. É simples assim. E bacana assim".
Apresentado na edição 2009 da Electronic Enteratainment Expo (E3), o Project Natal é uma câmera que promete revolucionar a interface dispensando o uso de um controle. Através de gestos, reconhecimento de expressões faciais e vozes - apresentando um esquema que pode comportar mais de um jogador na mesma sessão, sem interferências entre usuários ou mesmo espectadores – os vídeos de divulgação demonstraram as possibilidades do mesmo, como um jogo de corrida onde o jogador finge estar segurando um volante e mexe os pés para o acelerador e o freio.
Esta não é a primeira vez em que a promissora interface da Microsoft é reconhecida: no mês passado, a revista "Popular Mechanics" declarou-o com o Breakthrough Award (algo como "Prêmio Inovação") e a "Popular Science" o deu o prêmio "What's New Grand Award" ("Grande Prêmio O Que Há de Novo"). (fonte: Final Boss / imagem: Joystiq)
Nenhum comentário:
Postar um comentário