quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Pure - Montado na diversão

Beleza extrema, controles simples e acrobacias absurdas fazem de jogo de quadriciclo o melhor já lançado

Os jogos de corrida de quadriciclo (ATV - all-terrain vehicle, em inglês - veículo para todo terreno) nunca foram muito divertidos. Alguns pecavam pelo visual pobre; outros pelos controles ruins. No Playstation 2, tivemos até alguns games de ATV um pouco melhores, mas nada que realmente merecesse uma nota acima da média. Quando Pure chegou à redação, peguei a caixa com certo desinteresse, já que parecia ser apenas mais um jogo de quadriciclo. Parecia! Foi só colocar o disco na bandeja do PC, aguardar a instalação e começar a jogar um dos títulos de corrida mais divertidos de 2008. Donos de Playstation 3 e Xbox 360 também podem garantir horas de puro entretenimento.


No primeiro momento, o que mais chama a atenção de Pure é o visual. Entre as 30 pistas disponíveis, os cenários são variados e cheios de vida, com muitos detalhes e efeitos de luz bem trabalhados. O jogador pode correr em regiões desérticas, montanhosas e em outras paisagens. A maioria delas traz mais de um caminho ao longo da pista, o que aumenta a variedade de trajetos a serem seguidos. Sempre antes da disputa, o piloto e o quadriciclo estão limpos. Porém, depois de algumas voltas, os dois estão cobertos por muita lama e poeira, valorizados pelo bom trabalho de texturas do game. A parte sonora também é boa, com sons e músicas adequadas para o jogo.


Passado o baque inicial causado pela beleza gráfica, a diversão começa a tomar conta do teclado ou joystick, graças também aos controles simples, precisos e fáceis de acostumar. Usar o freio é quase desnecessário, já que o objetivo maior é acelerar o tempo inteiro, especialmente antes das rampas, que levam o jogador pelos ares, permitindo manobras radicais e absurdas. Estas acrobacias estão divididas em quatro níveis: simples, intermediária, avançada e especial. Na primeira, por exemplo, o piloto “apenas” coloca parte do corpo e a perna para o lado durante um salto. Já na especial, que deve ser feita de preferência com velocidade mais alta e em rampas que permitem saltos mais altos, o personagem pode, por exemplo, dar uma impressionante cambalhota no ar sobre o ATV. A variação de acrobacias é muito grande e o exagero das manobras aumenta ainda mais a diversão. Para realizá-las, basta apertar o botão correspondente ao nível de dificuldade e mover o direcional para alguma das oito direções.

Categorias de jogo com a galera
Existem três modos de jogo. O mais simples e menos divertido é o Sprint, que tem como objetivo cruzar a linha de chegada o mais rápido possível, usando alta velocidade para vencer. As pistas são mais curtas e com poucos saltos. Já os outros dois modos garantem uma diversão muito maior. No Freestyle, o foco está em fazer manobras radicais. Ganha quem fizer mais pontos. Já o Race combina os outros dois modos, com alta velocidade das corridas, mas em circuitos maiores, e com um grande número de rampas, permitindo a realização das acrobacias espetaculares.

Outro ponto muito legal do game é que os três modos podem ser executados com até 16 jogadores simultâneos, seja off-line, ou, principalmente, on-line. Desafiar seus amigos (ou inimigos) pela internet (ou Xbox Live, no caso do Xbox 360; ou OS Network, do Playstation 3) aumenta ainda mais a diversão, fazendo o game durar mais tempo.

Pure tem ainda um modo impressionante de personalização. Ao completar as corridas da carreira, o jogador ganha novas partes para seu quadriciclo, que podem ser combinadas, criando veículos completamente novos e diferentes: alguns mais velozes; outros mais fáceis de guiar; outros com melhor aceleração. Tudo depende do gosto do jogador, que também pode alterar as cores de qualquer parte e colar adesivos no ATV. São mais de 65 mil combinações possíveis, permitindo ao jogador tornar único o seu “veículo para todo terreno”.

Mesmo com tantas possibilidades de customização, a boa variedade de pistas e o grande número de espetaculares manobras, depois de algumas horas de jogo, Pure se torna repetitivo. Além disso, falta ao game um modo para dois, três ou quatro jogadores com a tela dividida (na mesma TV ou monitor). Ainda assim, o título garante muitos momentos de “pure” diversão, graças ao seu conjunto, que agrada bastante.

Análise publicada no Estado de Minas e no Portal Uai.

Nenhum comentário: