quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Direção (quase) ilimitada

Melhor jogo da série Test Drive permite ao jogador correr em mais de 1.500 km reais de ruas e estradas
Com 20 anos de carreira, a série Test Drive é um das mais antigas do gênero de jogos de corrida do mundo. Desde 1987, 13 versões do game já foram lançadas (sem contar as expansões) para vários sistemas diferentes. Entre os títulos, muitos foram considerados fracos; alguns medianos e poucos muito bons, como a versão Unlimited, testada por Informátic@ para Playstation 2, Playstation Portátil (PSP), PC e Xbox 360. Para o console da Microsoft e o computador, o título está acima da média, graças aos controles simples e fáceis, áudio de boa qualidade, imagens de encher os olhos e a possibilidade de direção dos carros offline e online praticamente ilimitada. Para as plataformas da Sony, a qualidade cai, especialmente porque as funções multiplayer, principal atrativo do jogo, foram simplificadas. Mas o game continua bom. Veja porque Unlimited pode ser considerado o melhor jogo da série Test Drive das últimas duas décadas.

Test Drive Unlimited (TDU) é basicamente um jogo de corrida tradicional, que mistura um pouco de simulação com o estilo arcade. Mas ele possui algumas diferenças essenciais em relação aos concorrentes. Uma delas está na maneira como o game é estruturado. Logo de cara o jogador nota que ele não vai correr em circuitos fechados, mas sim em pistas “no meio da rua”, literalmente. Os produtores recriaram, com muita perfeição, a ilha de Oahu, a terceira maior do Havaí e que abriga a capital Honolulu. Pode até parecer pequeno, mas os 1.545,34 km² da ilha estão lá, cheios morros, belas paisagens e, principalmente, de ruas, avenidas, caminhos de terra, estradas e auto-estradas. Para ir do sudeste ao noroeste da ilha, por exemplo, o jogador pode gastar de 30 a 50 minutos, dependendo do veículo e do caminho utilizados. Mas, caso o gamer prefira, ele pode acionar o mapa de todo o local e “pular” de um ponto a outro, sem a necessidade dirigir por uma longa distância. Porém, este deslocamento só pode acontecer entre pontos do mapa onde o jogador já esteve, ou seja, ele não pode ir de um lugar conhecido para um desconhecido.

Outra diferença de Test Drive Unlimited é que ele possui uma história, mesmo que pouco elaborada e muito superficial. Ela serve apenas de introdução para situar o gamer. O título começa em um aeroporto, onde o jogador poderá escolher o seu personagem que irá pegar um vôo para o Havaí. Esta opção não influencia em nada no controle dos veículos e no nível de dificuldade do jogo. Chegando à ilha, o próximo passo é alugar um carro e dirigir até a corretora de imóveis, onde o jogador deverá comprar uma casa ou um apartamento, gastando parte dos $ 200.000 que ele tem no bolso. Para não se perder, o personagem conta com a ajuda do sistema de navegação por satélite (GPS), que indica o caminho até o local. Em seguida chega uma das melhores partes: comprar um carro. Será possível adquirir apenas um modelo “básico” para os padrões do jogo com o dinheiro que sobrou da compra do imóvel. Duas sugestões interessantes são o Alfa Romeo 147 e o Audi TT.

Depois das compras, os desafios finalmente começam. Como todas as disputas acontecem em trechos reais da malha viária de Oahu, as possibilidades de corridas são quase ilimitadas. Além de poder rodar “numa boa” pela ilha, sem pressa e curtindo as belas paisagens, o jogador pode correr contra o tempo; contra outros adversários; bater pegas, dar caronas a modelos e mochileiros; entregar mercadorias; transportar veículos; correr “contra radares” e correr no modo “speed”, em que ele deve ultrapassar uma determinada velocidade em um local previamente escolhido. Mas nem tudo é tão fácil. A polícia do Havaí está sempre na cola do jogador fazê-lo andar dentro das leis da ilha.

Vencendo os desafios, o jogador recebe dois tipos de recompensa. O primeiro é o tradicional prêmio em dinheiro, que pode ser usado para comprar novos carros, motos, além de “tunar” o veículo, o deixando mais potente e com cores diferentes. O segundo tipo são cupons que podem ser trocados por camisas, calças, óculos e calçados para o personagem. O interessante é que o jogador precisa dirigir até uma concessionária, oficina mecânica ou lojas de roupas espalhadas pela ilha para poder “usufruir de suas conquistas”. Uma pena que o modo de personalização dos carros e motos seja tão fraco e com pouquíssimas opções.

Ao todo são mais de 90 veículos (carros e motos), de fabricantes famosos (Ferrari, Alfa Romeo, Audi, Aston Martin, Jaguar, Lamborghini, Ducati, entre outros.), disponíveis nas versões para Xbox 360 e PC. Para o PS2 e PSP, os modelos de duas rodas não estão disponíveis, nem a possibilidade de baixar novos automóveis, um dos atrativos mais bem-vindos do computador e do vídeo-game da Microsoft. Na parte gráfica, um trabalho decente foi feito para as plataformas da Sony, levando em consideração a limitação dos hardwares dos dois consoles. Test Drive Unlimited não supera a beleza de Gran Turismo, mas também não pode ser considerado um jogo feio. Já nas versões para Xbox 360 e PC, a história muda. O título roda em alta definição, cheio de detalhes dos veículos e da ilha de Oahu. Infelizmente, por uma questão de contrato com as marcas, os veículos pilotados pelo jogador não amassam, o que acontece apenas os carros comuns que rodam pela rua. Um ponto estranho do título é que não existem pessoas andando pela cidade; apenas carros, caminhões e motos. Além disso, faltaram mudanças climáticas, como chuva, neblina, além de poder dirigir à noite.

Correndo contra o mundo
Aproveitando a onda atual dos mundos abertos dentro dos games, popularizadas por Grand Theft Auto III e inúmeros RPGs online, como World of Warcraft, em Test Drive Unlimited o jogador tem liberdade de explorar qualquer região da ilha havaiana de Oahu, seja jogando sozinho ou com outros gamers espalhados pelo mundo. De acordo com a produtora do jogo, TDU é um considerado o primeiro título do gênero Massively Open Online Racing (MOOR), uma espécie de MMOG (Massively Multiplayer Online Game - jogo online sem limite de número de jogadores) sobre rodas.

Não se trata exatamente de um MMOG, pois, mesmo com uma quantidade enorme de pessoas conectadas ao mesmo tempo, os jogadores são separados por pequenos grupos, para evitar que a conexão fique lenta ou instável. Além das corridas criadas pela produtora para as disputas online, o jogador pode chamar o adversário para um racha mano a mano apenas piscando os faróis do carro. Mas o mais legal do modo multiplayer é que o gamer pode inventar desafios, escolhendo qualquer trajetória e definindo as regras e os prêmios. Feito isso, a nova prova aparece para todos que estiverem conectados ao game. Mas, infelizmente, esta opção ficou de fora das versões de TDU para PS2 e PSP.

PS2 e PSP
Gráficos 2
Jogabilidade 4
Som 4
Entretenimento 4

Xbox 360
Gráficos 4
Jogabilidade 4
Som 4
Entretenimento 5

PC
Gráficos 4
Jogabilidade 4
Som 4
Entretenimento 5
Instalação 3

Configuração mínima:
P4 2.4Ghz ou AMD Athlon 2800+; Windows 2000/XP; 512MB de RAM; placa aceleradora 3D com 256MB de RAM; DirectX 9.0c

Análise publicada no jornal Estado de Minas no dia 08/11/07 e no Portal Uai.

Nenhum comentário: