
Um dos motivos para o sucesso de GTA IV é a sua história. Os irmãos Dan e Sam Houser, "chefões" da Rockstar, sempre demonstraram uma paixão pelo cinema. Por causa disso, usaram várias técnicas para deixar a narrativa do game ainda mais envolvente e criar um clima único no jogo, que pode ser comparado a um filme com mafiosos e gângsters.
Games e violência - Jogos mortais
GTA IV - Clássico à vista
O principal "ator" é Niko Bellic, ex-militar de conflitos no Leste Europeu que vai para a América na esperança de conseguir uma vida melhor em companhia de seu primo, o pastelão Roman Bellic, que já morava no país. Porém, ao chegar a Liberty City, Niko descobre que seu parente não vive o "sonho americano". Pelo contrário. Está intensamente envolvido com a bandidagem local. Para ajudá-lo, o protagonista acaba forçado a se envolver em trabalhos sujos, como extorsão, roubos de carros e até assassinatos. Durante as quase 50 horas de jogo, vê-se o declínio de um homem com cicatrizes do passado, num caminho sem volta, com missões que testam sua integridade moral e bom senso.

Cidade viva
Outro fator é fundamental para a fantástica sensação de imersão no game: a ambientação. O jogador pode explorar uma variada, gigantesca, detalhadíssima e quase viva área urbana, realizando as missões principais e atividades paralelas. Liberty City é uma espécie de Nova York virtual. Foram recriados quatro dos cinco distritos da megalópole, mas com diferentes nomes: Bronx é o Bohan; Brooklyn se chama Broker; Manhattan virou lgonquin; e o Queens chama-se Dukes - apenas Staten Island ficou de fora. Existe ainda uma quinta região, Alderney, que seria Nova Jersey.
São muitos lugares para explorar, observar e passear, com detalhes impressionantes. Os pedestres, por exemplo, têm um comportamento bastante realista. Alguns caminham com calma pela calçada, outros andam apressados; esbarram-se uns nos outros; ao menor sinal de chuva, abrem guarda-chuvas ou correm para se esconder. São tantos comportamentos reais que chega a ser um pouco assustador.
Outros aspectos da ambientação valorizam ainda mais a "obra-prima" da Rockstar. O jogador pode se distrair com shows em cabarés, danças particulares de strippers ou, simplesmente, assistir a mais de 70 horas de programas diferentes na TV "de casa". Também pode andar de metrô e chamar táxis com acenos de mão e assovios para ir de um lugar a outro no cenário. Niko tem ainda outras interações "pacíficas", como usar a internet para mandar e-mails e navegar em mais de 100 sites exclusivos do jogo.
Mas, como estamos analisando um Grand Theft Auto (grande furto de automóveis – tradução livre), não podemos nos esquecer dos roubos de carros. Agora, eles (a maioria) ficam trancados e com o alarme ligado. Em vez de apenas abrir a porta e sair rodando, Niko deve quebrar a janela do veículo e fazer uma ligação direta, para aí, sim, poder dirigi-lo. Mas, se o jogador furtar um carro, ele não terá vida fácil, já que a polícia não dá trégua. Para fugir, não basta apenas ficar escondido em um local qualquer: é preciso ir para longe. Quando os homens da leipercebem a presença de Niko, é traçado um grande círculo (no mapa) ao redor do protagonista. Para escapar, é necessário se afastar da zona do crime. Dependendo da situação, a circunferência aumenta de diâmetro.
O que ajuda a fugir da polícia é o novo sistema de navegação do jogo, baseado no GPS. Com ele, é possível traçar o melhor caminho possível para chegar a determinados locais. Caso você decida enfrentar os oficiais, saiba que o funcionamento de mira das armas foi re-trabalhado e ficou mais eficiente. Além disso, existe um novo sistema de cobertura que permite a Niko se esconder do fogo inimigo atrás de carros, balcões, mesas, muros e outros lugares.
AVALIAÇÃO
Gráficos 5
Jogabilidade 5
Som 5
Entreterimento 5
Recomendado para maiores de 18 anos. Caixa em português e game em inglês, francês e espanhol
PREÇOS
Xbox 360 e Playstation 3 - R$ 299,90
Análise publicada no jornal Estado de Minas no dia 19/06/08 e no Portal Uai.
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