quarta-feira, 25 de junho de 2008

Microsoft pode licenciar tecnologia para outras empresas fabricarem o Xbox 360

Segundo a seção de rumores do Qmann (Quatermann) da revista EGM deste mês, a Microsoft estaria interessada em criar novas opções de Xbox 360 para os consumidores. Especula-se que a companhia já tenha começado a permitir que fabricantes independentes criem suas próprias versões do Xbox 360, obviamente compatíveis com os jogos e periféricos licenciados lançados para o sistema original.

Licenciar uma tecnologia para que outra companhia produza equipamentos semelhantes não é novidade na indústria de games. O próprio Atari 2600, um dos pioneiros, recebeu versões diferentes produzidas e lançadas sob a linha "Sears Video Arcade" e "Tele-Games" da Sears. O "Twin Famicom" era um híbrido licenciado de "Famicom" com o "Famicom Disk System" - ambos da Nintendo - e foi desenvolvido e lançado pela Sharp Corporation em 1986 no Japão. Caso semelhante ocorreu em 1993 quando a Victor/JVC lançou o Wondermega, que unia a tecnologia do Mega Drive e do Sega-CD em um aparelho só.

O "3DO", console desenvolvido pela Matsushita/Panasonic, foi subsidiado para Sanyo e Goldstar que lançaram seus próprios modelos do console. A Panasonic, anos depois, faria o caminho inverso e lançaria o "Q", um híbrido do GameCube da Nintendo, mas oferecendo compatibilidade com DVD-ROM padrão normal além dos mini-discos de 8 cm do console.

No caso do Xbox 360, tudo até o momento não passa de rumor, mas com a companhia querendo enxugar ao máximo os prejuízos com produção e extensão de garantia que o sistema gerou durante esses dois anos de vida, não seria surpresa se amanhã ou depois a IBM ou a Dell lançassem sua própria versão. Talvez o que possa retrair bastante o interesse de outras companhias seja o fato de estarmos quase no meio do ciclo do console - e com seu sucessor podendo surgir já em 2010/11. (texto: Final Boss, com edição)

Nenhum comentário: