sábado, 14 de junho de 2008

Corte de custos causou luzes vermelhas no 360

Apesar da demora, a Microsoft hoje pode dizer que está praticamente livre da infame praga das três luzes vermelhas que assolou os primeiros modelos do Xbox 360. Embora a companhia dissesse, inicialmente, que apenas de 3% a 5% dos consoles apresentavam esse tipo de defeito, relatos de lojistas e firmas de garantia apresentavam índices de 16% a 30%.

Depois de muita pressão, a Microsoft reconheceu a "epidemia", dizendo que a taxa de falhas era "inaceitável" e anunciou o aumento da garantia de fábrica do sistema de um para três anos, gerando um gasto extra de US$ 1 bilhão. No entanto, a companhia se recusou a entrar em detalhes sobre o que causou a falha em tantos consoles, alegando genericamente que o defeito estava ligado a uma "falha de design". Até hoje, a companhia se mantém calada sobre o assunto.

Sabe-se que o problema está no superaquecimento do chip gráfico do console (GPU, na sigla em inglês) e na insuficiência de seu resfriamento, defeitos que foram corrigidos com novos projetos de chip e de placa-mãe, conhecida informalmente como "Falcon". Agora, uma matéria publicada no site de notícias de tecnologia EETimes pode ter desmistificado o problema que assolou os donos de Xbox 360.

O site citou a palestra de Bryan Lewis, vice-presidente de pesquisas e analista-chefe da Gartner, na conferência Design Automation, realizado em Anaheim, Califórnia. Segundo Lewis, a Microsoft, com o intuito de cortar custos, desenvolveu por conta própria a GPU do console, chamada Xenos. Mas, no final, a economia de algumas dezenas de milhões de dólares virou um problema de US$ 1 bilhão.

Mão especializada
O resultado foi a produção de um chip ineficiente, que gerava muito mais calor que o esperado. De acordo com Lewis, se a Microsoft tivesse encomendado o design do chip para uma empresa especializada - como fez com o Xbox original, que usava chip da NVidia -, o problema poderia ter sido evitado. De fato, ainda segundo palestrante, a Microsoft desenvolveu uma nova versão do chip Xenos com a ajuda de uma companhia especializada de tecnologia, que especula ser a ATI/AMD. Curiosamente, as primeiras especificações oficiais da Microsoft para o Xbox 360 citavam que sua GPU fora projetada pela ATI. (Texto: Uol Jogos)

Nenhum comentário: