quinta-feira, 19 de junho de 2008

GTA IV - Clássico à vista

Polêmicas à parte, profundo realismo faz de GTA IV um marco no mundo dos games

Primeiro, ele é um dos jogos mais avançados e complexos que já apareceram para os videogames. A sensação de profunda imersão na história raramente foi vista no mundo dos games. A ambientação é extremamente realista e os personagens são marcantes. Quando você jogar GTA IV pela primeira vez (de preferência por muito tempo), com certeza vai perceber que o jogo é um clássico inquestionável - e excelente motivo para comprar um console da nova geração.

Em pouco tempo de vida, GTA IV sagrou-se o maior lançamento da história da indústria do entretenimento mundial. Em 2007, Halo 3, disponível apenas para Xbox 360, desbancou o filme Homem Aranha 3 da liderança de arrecadação, levando em consideração apenas o dia de lançamento. O game foi responsável por US$ 170 milhões, contra US$ 151 milhões do longa-metragem. Pouco tempo depois, Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo e último livro do bruxinho mais famoso do planeta, conseguiu superar as aventuras de Master Chief e arrecadou US$ 220 milhões.

GTA IV, lançado em 29 de abril em vários países (12 de maio no Brasil) para Xbox 360 e Playstation 3, precisou de apenas 24 horas para quebrar todos os recordes, gerando US$ 310 milhões, resultado de 3,6 milhões de unidades vendidas. No final da primeira semana, seis milhões de pessoas já haviam comprado o jogo, aumentando a receita para mais de US$ 500 milhões. No final do primeiro mês, de acordo com a Rockstar, 11 milhões de unidades haviam sido enviadas às lojas e, deste número, mais de 8,5 milhões foram comercializadas.

Por mais realista que seja o visual de GTA IV, Liberty City, cidade (clone de Nova York) onde o game acontece, é uma imagem satírica do mundo real. A pobreza, as ilegalidades, a violência e a pornografia (não- explícita) são uma forte crítica social, e não uma indulgência adolescente. Nos EUA, a senadora e ex-candidata à Presidência do país, Hillary Clinton, e o advogado Jack Thompson tentaram, sem sucesso, impedir as vendas do jogo no país. Thompson chegou a enviar uma carta à mãe do diretor do estúdio criador do GTA, afirmando que “a pornografia e a violência traficadas por seu filho são o tipo de coisa que envergonharia muitas mães”. Para o advogado, por mais que o jogo seja proibido para menores de 18 anos, ele acaba sendo jogado por crianças e pessoas mais jovens.

Já os defensores do jogo, como a própria Rockstar, também possuem argumentos relevantes. Se em livros, filmes e seriados de TV a violência e o sexo são retratados com realidade e até com mais freqüência, por que bater tão forte em Grand Theft Auto? “Quisemos criar o GTA para os adultos cultos”, disse Dan Houser, fundador da Rockstar. “Se GTA fosse um filme ou seriado, teria ganho um monte de prêmios. Só quero que as pessoas parem de me chamar de idiota por fazer a mesma coisa num videogame”, completou Houser.

Matéria publicada no jornal Estado de Minas no dia 19/06/08 e no Portal Uai.

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