quinta-feira, 17 de abril de 2008

PES 2008 - Gol de pênalti

Em time que está ganhando não se mexe. Ou se mexe muito pouco. Versão 2008 traz as mesmas qualidades da série Pro Evolution Soccer/ Winning Eleven, mas faltou inovação.


Você deve estar se perguntando por que o título desta matéria é "Gol de pênalti". É porque esse tipo de marcação também é muito comemorado pelos torcedores e pode garantir títulos importantes, embora o gol nem tenha sido de placa. Assim pode ser resumido Pro Evolution Soccer 2008 (PES 2008), mais conhecido pelos jogadores brasileiros como Winning Eleven 2008, lançado recentemente no país para Playstation 2, Playstation 3, Playstation Portable (PSP), PC, Nintendo DS, Nintendo Wii e Xbox 360. O game, testado pelo Informátic@ e pelo Portal Uai para o console da Microsoft, é muito bom, mas faltou capricho e "jogadas de classe" por parte dos programadores da Konami, para deixá-lo soberbo. Ainda assim, PES 2008 não perdeu a maestria entre os jogos de futebol disponíveis no mercado atualmente.

Veja mais fotos do PES 2008 para Xbox 360!

Veja a lista de todos os times de PES 2008!

No Playstation 2, PES marcou época e desbancou, de forma surpreendente, o concorrente FIFA Soccer do trono de melhor jogo de futebol para vídeogames. Com o andar do tempo, a série passou a ser lançada não só no Japão, onde ela ainda se chama Winning Eleven, mas também em outros mercados, como Europa e Américas. O sucesso foi tão grande que a Konami resolveu tornar o jogo multiplataforma, com todos os consoles recebendo uma versão do título. A estréia de PES no Xbox 360, na versão 2007, não foi das melhores, podendo ser considerada uma bola fora. O título foi simplesmente uma adaptação do jogo de PS2 bastante limitada, levando em consideração as capacidades do console da empresa de Bill Gates. Para a edição 2008, boas mudanças ocorreram, embora ainda fique a impressão de que "o time não estava 100% pronto para entrar em campo".

Pro Evolution Soccer 2008 chegou às prateleiras européias e japonesas há quase seis meses. Durante esse período em que os norte-americanos e os brasileiros ficaram esperando o lançamento do jogo, a Konami poderia ter feito, pelo menos, atualizações mais recentes nos elencos das equipes. Mas não foi isso que ocorreu. Os times continuam iguais, mesmo depois de inúmeras transações reais do mercado futebolístico mundial. Pelo menos o jogador pode fazer essas mudanças manualmente. Além disso, ele pode alterar os nomes dos times, dos estádios, dos jogadores, criar atletas, equipes, além de várias outras opções. A mais interessante delas, sem dúvida, é poder usar a Xbox Live Vision Camera (a webcam do X360) para colocar o seu rosto e escudos de qualquer time no jogo, aumentando o realismo e a diversão. Dessa forma, é possível criar, por exemplo, várias equipes brasileiras, como Atlético, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Grêmio - o único representante nacional no jogo é o Internacional.

Master League
Os modos de jogo são os mesmos das outras versões da série: exibição, liga, copa e o melhor deles, a Master League (ML). Nesse, o jogador fica no comando de um dos vários times do jogo, elaborando estratégias para se dar bem. A equipe começa na Segunda Divisão e, dependendo dos resultados, pode ser promovida para as divisões de elite. No ML, o player escolhe um time preexistente, como o Barcelona, e pode optar por três elencos: o padrão, com os "famosos" jogadores Ivarov, Valey, Castolo, Minanda e Espimas; o "real", com atletas do próprio time, como Ronaldinho Gaúcho, Deco, Puyol e Samuel Eto'o; ou montar um superelenco escolhendo os melhores jogadores do mundo para a sua equipe.


Ainda no Master League, é possível acompanhar a evolução dos jogadores observando a melhora (ou piora) dos jovens e dos veteranos, que podem até se aposentar. Também é possível negociar salários do elenco, vender e realizar novas contratações. A ML é um modo bastante longo, com inúmeras temporadas, e pode ser jogada mesmo que o time já tenha vencido todos os troféus em disputa. O jogador pode ainda disputar amistosos on-line via Xbox Live. Fica uma idéia para a versão 2009: criar os modos Master League e cup on-line.

Variar é preciso
Comparado às versões de Playstation 2, PSP, DS e Wii, o visual de PES 2008 para Xbox 360 está muito bom, merecendo quatros estrelas (em cinco possíveis). Mas, levando em consideração o que já foi visto no console, até mesmo no concorrente FIFA 08, a parte gráfica pode ser considerada apenas razoável. As imagens estão limpas e em alta definição, com excepcionais animações dos jogadores, que tiveram seus rostos e corpos muito bem feitos; mas, mais uma vez, faltou capricho para fazer o conjunto visual ficar mais condizente com a potência do Xbox 360.

A grama parece muito artificial e a torcida deixa a desejar. O PES 2008 lançado no Brasil tem três idiomas diferentes nos menus e na narração: inglês, francês e espanhol. Seria legal se o português esivesse entre as opções. Já a parte sonora mostra evolução, com a torcida apoiando o time da casa e vaiando os adversários. Os jogadores também gritam quando recebem algumas faltas. A trilha sonora reúne 59 músicas (sendo duas brasileiras), que variam entre rock, batidas eletrônicas e hip-hop.

A jogabilidade da versão 2008 do PES está diferente, com menos "correrias" e com jogadas mais trabalhadas e cadenciadas, valorizando os lances em conjunto. O que impressiona é a inteligência artificial (IA) dos adversários. Se o jogador repetir muitas jogadas pelas laterais, o CPU vai observá-lo e marcá-lo, forçando o player a mudar de estilo e tentar lances mais variados, como tabelas pelo meio.

Depois de 90 minutos de jogo, além dos acréscimos do árbitro, Pro Evolution Soccer 2008 ainda vence o rival FIFA 08 e pode ser considerado o melhor jogo de futebol do momento. Mas fica o alerta: a vitória, que antes era de goleada, agora foi mais apertada. A Konami precisa de "novas contratações" para não perder a hegemonia dentro das quatro linhas. Mas fica a certeza de que PES 2008 é garantia de muitas horas de diversão.

Avaliação
Gráficos 3
Jogabilidade 4
Som 4
Entretenimento 5
Recomendado para todas as idades. Caixa em português e espanhol e manual parcialmente em português na versão de Xbox 360.

Preços:
Xbox 360 e Playstation 3: R$ 179,90
Nintendo Wii: R$ 149,90
Playstation 2, PSP e Nintendo DS: R$ 119,90
PC: R$ 99,90

Configuração mínima para PC:
CPU: Pentium 4 1.4GHz ou superior; 512MB ram ou mais; 4GB de espaço disponível em disco; placa gráfica: DirectX 9.0c, com 64MB e suporte para Shader 1.1, como Nvidia GeForce 3 ou ATI Radeon 8500; drive de DVD com 4x; placa de som compatível com DirectX 9.0c; para multiplayer: conexão de 192 Kbps ou superior.

Análise publicada nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense e no Portal Uai.

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