Até 30 de junho, havia 25 milhões de usuários ativos na Xbox Live, e mais da metade, segundo a Microsoft, é assinante Ouro. Isso significa que no último ano fiscal (1º de julho de 2009 a 30 de junho de 2010), a anuidade de US$ 50 paga por cada um desses usuários gerou uma arrecadação de pelo menos US$ 600 milhões para a companhia.
Com as vendas de conteúdos extras, filmes e programas de TV somadas a esse montante, o serviço da empresa arrecadou, pela primeira vez, mais de US$ 1 bilhão em um único ano fiscal. O acumulado para o ano, nesse caso, foi provavelmente superior a US$ 1,2 bilhão apenas com as vendas desses produtos e serviços, segundo a agência Bloomberg.
A Microsoft não fornece dados detalhados sobre o faturamento da Xbox Live. No entanto, Sarah Fries, analista da Goldman Sachs, acredita que a companhia arrecadou US$ 1,1 bilhão no último fiscal com a Xbox Live, excedendo sua estimativa anterior US$ 800 milhões no ano anterior.
Nem todos estão contentes
Com uma arrecadação tão maiúscula, não é à toa que as companhias independentes também querem abocanhar esse mercado. Bobby Kotick, executivo-chefe da Activision, criticou abertamente a estrutura fechada da Live e da PlayStation Network, lamentando que a contínua popularidade de Call of Duty: Modern Warfare 2 nesses ambientes online não tenha gerado uma arrecadação adicional significante.
"Ouvimos que 60% dos assinantes [da Microsoft] estão na Live principalmente por causa de 'Call of Duty'", disse ele. "Na verdade, nós não participamos financeiramente desse fluxo de arrecadação. Gostaríamos realmente de podermos agregar mais valor para esses milhões de jogadores jogando na Live, mas não é nossa rede". (fonte Uol Jogos)
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