A Microsoft está investindo pesado na sobrevida do Xbox 360 através do Kinect, seu acessório que promete um novo patamar de interação com os jogos. Entretanto, alguns membros da indústria ainda estão céticos em relação às chances de sucesso da empresa nessa empreitada.
"Em termos de mudar a participação geral no mercado de hardware, vemos o Kinect causando um impacto insignificante", disse a DFC Intelligence, empresa que monitora o mercado de jogos nos Estados Unidos, em seu relatório do mês. "O Xbox 360 ainda tem alguns bons anos pela frente, mas a plataforma está claramente no declínio de seu ciclo de vida".
A DFC criticou a estratégia da Microsoft de pegar franquias populares e casuais e usá-las para promover o Kinect, apontando que a Microsoft simplesmente "não é uma companhia de entretenimento". A empresa de análise também compara o Kinect a jogos como "Viva Piñata", que falharam em ampliar a audiência da plataforma.
"A Microsoft está colocando quase todos os seus ovos no Kinect como forma de apelar para o consumidor 'casual' e expandir sua base de usuário", disse a DFC, acrescentando que, "Infelizmente, baseado no que vimos, a DFC ainda acha que a Microsoft vai ter dificuldades para expandir além de sua audiência principal".
Para a DFC, tanto o Move da Sony quanto o Kinect são uma tentativa de "compensar os custos incorridos de grandes quantias de investimentos em suas respectivas plataformas". Entretanto, eles acreditam que os produtos são "na melhor das hipóteses uma tentativa temporária para enfrentar um problema de estratégia muito maior".
Preço salgado
O preço do Kinect ainda não foi confirmado, mas sites de vendas nos Estados Unidos estão reservando o acessório provisoriamente por US$ 149,99. Os dados iniciais, de acordo com uma rede de lojas na Europa, mostram que as reservas têm sido baixas e que o alto preço é o principal responsável.
Em uma entrevista o site Eurogamer, Igor Cipolletta, executivo-chefe da rede ShopTo, disse que as lojas têm recebido um número "muito baixo" de preorders do Kinect. Atualmente, a ShopTo oferece a reserva do Kinect por 153,75 euros (US$ 188), enquanto o executivo destaca que com 166 euros (US$ 203), o consumidor adquire um Wii e ainda leva uma cópia de "Wii Sports Resort".
"É muito alto", reclama Cipolletta a respeito do preço do Kinect. "Acreditamos que, diante da atual economia, deveria custar em torno de 70 libras esterlinas (US$ 105)".
Quando o Kinect for lançado, a Microsoft espera ter 15 jogos disponíveis ao mesmo tempo. As ofertas "first-party" (da própria empresa) incluem Kinect Adventures, Kinectimals, Kinect Joy Ride e Kinect Sports. Além disso, a distribuidoras independentes trarão outros títulos como EA Sports Active 2, DanceMasters da Konami e Sonic Free Riders da Sega. O acessório receberá suporte de outras empresas posterior ao seu lançamento como Star Wars da LucasArts, "Child of Eden" da Q Entertaiment e "UFC Trainer" da THQ.
O lançamento do Kinect está agendado para 4 de novembro nos Estados Unidos. (fonte: Uol Jogos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário