Segundo uma pesquisa publicada na edição impressa da revista Game Informer, o Xbox 360 possui 54,2% de chances de apresentar defeito, um percentual cinco vezes maior que o do PlayStation 3 (10,6%) e oito vezes mais que o Wii (6,8%).
A revista realizou um levantamento de dados com quase 5 mil leitores. Também descobriu-se, para defesa dos números inflacionados da plataforma da Microsoft, que o console é o mais usado dentre os três mencionados. Cerca de 40,3% dos usuários de Xbox 360 utilizam o console de três a cinco horas diárias, contra 37% dos usuários de PS3. Em contrapartida, grande parte dos donos de Wii (41,4%) jogam em seus sistemas por menos de uma hora por dia.
A Microsoft acabou recebendo outro prêmio ingrato nessa pesquisa. Seu serviço de atendimento ao cliente (SAC) foi considerado o pior das três, levando quase um mês para consertar ou trocar um console, enquanto Nintendo e Sony, empatadas, levam cerca de uma semana. Apenas 37,7% dos consumidores da Microsoft consideraram o serviço ao cliente "muito útil", contra 51,1% da Sony e 56,1% da Nintendo.
Além da demora, houve outra reclamação por parte dos usuários com relação a troca ou reparo de sistema. Cerca de 41.2% dos Xbox 360s trocados reapresentaram problema, três vezes mais que a taxa de PS3 (14.7%) e quase quatro vezes mais que o Wii (11%). Os participantes também foram perguntados se eles tinham algum amigo que relatou problemas com as plataformas. Quase 70% declarou que tinham ao menos um amigo cujo Xbox 360 deu defeito, 12,4% conheciam pessoas que tiveram um PS3 defeituoso e 6% declararam que o Wii de seu amigo foi para o conserto ou foi trocado.
Curiosamente, de um ponto de vista de consumidor, apenas 3,8% dos usuários de Xbox 360 que participaram da pesquisa disseram que nunca comprariam outro Xbox por causa de falha de hardware.
Desde o lançamento do Xbox 360, a Microsoft desenvolveu duas versões do console modificadas internamente, em uma tentativa de acabar de vez com a infame 3RL (Três Luzes Vermelhas), também conhecida como R.O.D. (Anel da Morte), etc. A primeira, apelidada, Falcon, teoricamente diminuiu o percentual de falha da plataforma, mas não corrigiu totalmente a possível falha de design que levava o sistema a parar de funcionar. A segunda, Jasper, embora também não esteja livre do infame defeito, aparentemente possui uma taxa menor do que a habitual, e quando há falha de hardware, no lugar das três luzes piscantes apresenta uma lez vermelha e uma mensagem de erro (E74) na tela.
Vale mencionar que a Microsoft jamais confirmou oficialmente a verdadeira razão por trás dos problemas que assolaram a primeira versão do console, que fizeram a empresa aumentar para três anos a garantia do sistema, o que gerou um prejuízo imediato de US$ 1,1 bilhão por conta dos custos extras arcados. (fonte: Final Boss)
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