Não tem muito tempo que analistas e pessoas ligadas à indústria de games previam que não iria demorar muito para a Microsoft mostrar o seu novo console. Um grande reforço para esta teoria seria a própria vida útil do primeiro console da empresa, o Xbox, que foi lançado em 2001 e descontinuado no final de 2006. Mas parece que a empresa resolveu mudar a sua posição.
Recentemente o executivo da divisão Microsoft Games, Shane Kim, comentou que a empresa espera que o 360 tenha um ciclo de vida de pelo menos 10 anos no mercado. Desta forma a empresa projeta uma vida útil para até 2015, algo bem diferente do que era cogitado antes. Especialistas dizem que a E3 deste ano foi fundamental para a decisão de aumentar o ciclo de vida do aparelho.
Mas o que inspirou a decisão? O mais provável é que a boa aceitação do Project Natal, periférico que permitirá a detecção precisa dos movimentos e sons emitidos pelo jogador, tenha sido uma das grandes justificativas para o aumento do ciclo de vida do Xbox 360. O analista Colin Sebastian prevê que a popularização da nova tecnologia pode representar o próximo grande crescimento na industria dos jogos, a ponto de se tornar uma nova e forte tendência no mercado, influenciando inclusive as próximas gerações que estão por vir.
A Sony também prevê que o seu console, o PlayStation 3, tenha aproximadamente o mesmo tempo de vida no mercado de jogos, cerca de 10 anos. Enquanto isso, a empresa comemora o nono aniversário de seu PlayStation 2, que continua recebendo lançamentos, mesmo que com uma frequência menor. Já o primeiro PlayStation só foi descontinuado 11 anos após o seu surgimento no mercado. (fonte: Final Boss)
Nenhum comentário:
Postar um comentário