A E3 2009 começa amanhã, mas já dá para termos um breve gostinho do que está por vir hoje: a Microsoft iniciará sua conferência de imprensa em questão de minutos. Fique de olho na nossa cobertura do evento em tempo real. Observem este espaço e façam suas apostas! (Final Boss)
O evento da Microsoft começa com uma montagem audiovisual dos Beatles, e se trata de um trailer de The Beatles: Rock Band - apresentando uma animação da banda fugindo dos fãs ao som de "A Hard Day's Night". Emendando com "Paperback Writer", é possível notar uma direção de arte cartunizada para o quarteto de Liverpool.
Ao final de "I Am the Walrus", o trailer termina e sobem ao palco Alex Rigopulos e Van Toffler - respectivamente, da Harmonix e MTV Network Music - para comentar o aguardado jogo musical. Mais funcionários da desenvolvedora testam o jogo ao vivo, e a canção escolhida foi "Day Tripper".
Giles Martin, filho do lendário produtor George Martin - considerado um Beatle honorário - sobe ao palco. Martin comenta o processo de remasterização das faixas, e revela que o jogo incluirá conversas do grupo em estúdio. Além disto, ele confirma algumas canções do game, como "I Feel Fine", a recém-mostrada "Day Tripper", "Taxman", "I Am the Walrus", "Back In the USSR", "Octupus's Garden", "Here Comes the Sun" e "Get Back". O jogo terá 45 canções, e álbuns completos do grupo - como "Abbey Road" - serão disponibilizados na íntegra por download. Como exclusividade ao Xbox 360, "All You Need Is Love" será vendida via Live, e seu dinheiro repassado à ONG Médicos Sem Fronteiras.
De repente, uma invasão: Dhani Harrison, Olivia Harrison, Yoko Ono, Paul McCartney e Ringo Starr vêm ao palco. Os Beatles elogiam seu visual no game, e falam como curtiram o resultado final do jogo em si.
O executivo John Schappert sobe ao palco, comentando como a indústria tem seguido, e que as pessoas querem mais e mais diversão. Portanto, a palestra não se concentrará em números e gráficos de venda, e sim os jogos que estão por vir para o Xbox 360.
Para começar as novidades, Tony Hawk Ride aparce na tela, e o verdadeiro Tony Hawk vem ao palco comentar o controle especial em formato de skate. Segundo Hawk, este jogo promoverá os games como experiência social e física em breve. Surge um trailer mostrando outros skatistas comentado como é o esporte radical de verdade, e o jogo em si. Por fim, o site oficial do game foi revelado: www.thride.com - e os visitantes do evento poderão conferir como o controle funciona ao vivo.
Terminada a apresentação de Tony Hawk, começa um trailer de Modern Warfare 2, novo jogo de guerra da Activision. Mostrando uma cidade em chamas e pessoas desesperadas, o jogo parece mostrar um clima bem cinematográfico, e parece que a trama é o forte. Jason West e Vince Zampella, executivos da Infinity Ward, vêm ao palco apresentar a jogabilidade do game. Apresentando uma cena em um penhasco nevado, o jogador e seu esquadrão sobem esta montanha. Os efeitos de neve e gelo à medida que os soldados quase despencam para a morte e um caça sobrevoa a área impressionam. Em seguida, uma cena do soldado invadindo uma base no meio do cenário gélido, com uma arma que usa um tipo de radar para detectar seus inimigos à frente. E como a guerra é inevitável, outra cena com uma troca de tiros em uma pista de pouso de caças começa, com soldados a pé e em veículos de neve. E para fechar a sequência, uma perseguição frenética a bordo destes veículos. Vale notar que dois pacotes de mapas para o game sairão com antecedência na Xbox Live.
Schappert volta ao palco e convoca convidados do estúdio Square Enix, como Motomu Toriyama e Yoshinori Kitase (diretor e produtor de Final Fantasy XIII), para comentar a série Final Fantasy. Eles se dizem animados de mostrar o jogo em sua versão Xbox 360 pela primeira vez, além de ouvirmos as vozes em inglês dos personagens. O vídeo mostra Lightning e Sazh enfrentando um enorme robô que lembra um escorpião. Lighting invoca a summon Odin para vencer a batalha. O game está rodando ao vivo no evento. O game está previsto para o segundo trimestre de 2010 nos EUA.
Schappert volta ao palco para apresentar os jogos exclusivos ao Xbox 360 daqui em diante. Como convidado, Cliff Bleszinki vem ao palco (com a foto do jovem Bill Gates quando preso por infração ao volante).
Uma das produções da Epic será para a Xbox Live Arcade: Shadow Complex, um jogo de ação em 2.5D. A sequência mostra um soldado explorando uma floresta e enfentando enormes máquinas, invadindo uma base subterrânea. Segundo Cliff, a campanha durará cerca de 10 horas, e o jogo sairá no terceiro trimestre.
O próximo jogo será Joy Ride, um jogo de corrida cartunizado da Big Park usando os Avatares como personagens. O jogo será grátis para baixar e jogar, e contará com micropagamentos para novos carros e acessórios. Além disto, será possível compartilhar pistas com outros amigos que ainda não o tenham comprado. Joy Ride sai no quarto trimestre.
E eis que o primeiro trailer de Crackdown 2 é apresentado, inicialmente sem cenas dentro do jogo. Conforme estimado, o jogo é uma produção da Ruffian, formada por regressos da Realtime.
Terminado o trailer, um cenário horrendo e repleto de zumbis aparece: sim, é o trailer de Left 4 Dead 2, com direito a armas como serras elétricas e tudo mais. O game tem lançamento marcado para 17 de novembro, exclusivamente para Xbox 360 e PC.
Saem os zumbis, e volta uma cara familiar: Sam Fisher, com seu novo visual, em Splinter Cell: Conviction. Apresentando tiroteios na Casa Branca e muita ação - mas, infelizmente, nenhuma cena in-game. Max Béland e Alex Parizeau, da divisão da Ubi em Montreal, vêm apresentar uma demo de Conviction no palco. A introdução apresenta Fisher interrogando um sujeito - na marra, óbvio - e perguntando quem matou sua filha. Cenas são sobrepostas no cenário, revelando elementos da trama à medida que a ação desenrola. É possível escolher seu alvo principal e segui-lo até executá-lo - e assim com os outros jogos da série, em terceira pessoa. O trailer termina com a Fisher se rendendo às autoridades por falta de opção.
Schappert retorna ao palco e comenta sobre jogos de corrida - e sim, Forza Motorsport 3 é apresentado - com mais uma apresentação ao vivo, ao que tudo indica. O diretor do game - em frente a um luxuoso carro vermelho no palco, notem - vem comentar as melhorias da série. O jogo é uma produção do estúdio Turn Ten, e tem lançamento para outubro deste ano, e é definido pelo diretor Dan Greenawalt como "o jogo definitivo de corrida". O game incluirá mais de 400 carros selecionáveis. Duas novidades apresentadas foram a possibilidade de rebobinar a ação e um sistema de direção com apenas um botão. O sistema de customização também é mostrado, com depoimentos de pessoas envolvidas na produção. Será possível criar e compartilhar vídeos em alta definição na comunidade online do jogo, de forma similar ao game anterior da série. Terminada a apresentação de FM3, é hora de Halo 3: ODST.
Halo 3: ODST, aventura paralela envolvendo a divisão aérea de soldados homônima, é apresentada no palco - começando com sua chegada no planeta em queda rumo ao planeta. Joe Staten, executivo da Bungie, revela que o jogador controla um novato do pelotão que se separa do resto da equipe. Como o jogador controla uma unidade que não o Spartan-117 - também conhecido como Master Chief - novos equipamentos estarão à disposição do jogador, e mesmo a HUD do jogo é diferente e mais limpa. No entanto, a trama não é vista apenas através dos olhos do novato: em partes do jogo, o controle passa para outro soldado da equipe, cada qual com sua situação e personalidade. O jogo chega às lojas em 22 de setembro.
E agora, um projeto secreto da Bungie! Iniciando o trailer como "você conhece o final", uma cena espacial indica mais novidades sobre a série Halo. Previsto para 2010, o novo jogo é Halo: Reach, e quem comprar ODST ganhará um convite para o beta do modo multiplayer via Live.
Sam Lake, do estúdio Remedy, vem apresentar o eternamente em produção - esperamos que não - Alan Wake, jogo de terror psicológico. E finalmente temos a oportunidade de conferir uma demo jogável ao vivo, com Alan em um cenário noturno, lanterna e arma em punho. O pobre Wake é alvo de objetos normais arremessados por um inimigo invisível, tudo devidamente acompanhado de sons sinistros e sussurros idem e, ao usar sua lanterna nos inimigos, ele os enfraquece, permitindo detoná-los em seguida. Alan Wake tem lançamento previsto para o segundo trimestre de 2010.
Schappert retorna ao palco, afirmando que terminou a sessão de exclusivos. Comentando as novidades da Live, o executivo afirma o gosto dos usuários por música, e comenta que o site Last.FM terá integração com o serviço online do 360. Assinantes Ouro poderão desfrutar dele sem custo adicional. Outra parceria mostrada é a da rede de TV por assinatura Sky para usuários europeus sem necessidade de hardware adicional. Por fim, ele comenta a mudança do nome do serviço de vídeo do console para Zune Video. Previsto para o quarto trimestre, será possível ver filmes em 1080p com facilidade. Assim como acontece no sistema Xbox Live Party, é possível chamar mais amigos online para ver filmes e ouvir música. Além disto, a rede social Facebook também está a caminho da Xbox Live. Felicia Day, atriz americana de seriados como ''Buffy'', vem ao palco apresentar as novidades desta integração. Segundo a apresentadora, a interface é bastante similar à da New Xbox Experience, e funções como o Friend Linker permitem achar seus amigos da Live no Facebook - com direito ao uso dos avatares. E a onda de ferramentas sociais parece não ter fim, pois o site de microblogging Twitter também terá integração com a Live. Schappert volta ao palco elogiando as novas parcerias.
Schappert volta ao palco elogiando as novas parcerias. Don Mattrick, vice-presidente da Microsoft, vem ao palco falar do "arrasa-quarteirões que todos querem jogar". Hideo Kojima aparece de surpresa no palco. E se a exclamação gigante no telão não indica, Kojima confirma que a série Metal Gear Solid chegará ao 360. E ao citarem Solid Snake, ele diz "e eu não falei de Solid Snake". Metal Gear Solid Rising, aparentemente estrelado por Raiden, para o Xbox 360, esta será uma aventura completamente inédita. Definido como "Lightning Bolt Action", o jogo parece mais focado na ação do que o original.
Por fim, Mattrick vem revelar que um controle sensível ao movimento está a caminho do console. Na verdade, eles falam que o jogador será o controle. Um trailer apresenta cenas de jogadores interagindo em frente a tela para jogar o game lutando kung fu, corridas de carro (com direito ao jogador dois ajudando a trocar o pneu no pit stop), um monstro gigante batendo em aviões na cidade, embaixadinhas de futebol, andando de skate, e batendo papo via Live. Há a possibilidade de compartilhar conteúdo, como roupas que podem ser compartilhadas via Live, usando um novo acessório como câmera e microfone. O novo acessório reconhece movimentos de corpo inteiro, expressões faciais e voz. O nome temporário da iniciativa é Project Natal. Eis que o cineasta Steven Spielberg vem ao palco comentar seu projeto envolvendo o controle do Project Natal. Spielberg afirma que os jogos precisam tornar a tecnologia invisível aos usuários para se tornar mais convidativos, pois os controles convencionais podem ser intimidadores. Ele viu a tecnologia do Natal pela primeira vez há dois meses, e se disse "frente a um momento histórico".
Mattrick convoda Kudo Tsunoda, ex-executivo da EA Chicago e diretor de criação do Project Natal. Tsunoda apresenta o uso do Natal para controlar a interface da Dashboard, com o Avatar de Tsunoda reconhecendo seus movimentos na câmera. É possível navegar apenas mexendo suas mãos em frente à câmera. Uma moça vem ao palco testar a demo jogável de Ricochet, chutando e cabeceando bolas ao fazer o movimento de verdade. O controle ''Natal'' tem suporte a vários jogadores ao mesmo tempo, bastando estar em frente ao acessório.
A próxima demonstração é de Paint Party, uma instalação de arte interativa. Usando voz e movimento, o jogador interage com o cenário, pintando e criando sua obra na tela. O jogador pode falar a cor em voz alta, e o próximo movimento pintará algo na cor citada. Também é possível criar "stencils" ao fazer uma pose e dar o comando de voz, sendo possível aplicar aos cenários. Com direito ao demonstrador fazer uma fantástica imitação de elefante... Enfim, tudo para aqueles com uma veia artística.
Sem mais delongas, Peter Molyneux - do estúdio Lionhead - vem ao palco apresentar como usará o Natal. O vídeo apresenta um novo projeto com uma pessoa de verdade conversando com um personagem virtual atraves da câmera. O personagem virtual interage com inteligência artificial, ao que tudo indica. O personagem identifica o humor da pessoa pela expressão facial e tom de voz. Claire, a demonstradora do jogo, brinca com um pequeno lago, e acaba de entregar um papel de verdade ao Milo - que é prontamente agarrado pelo personagem virtual. É impressionante. O projeto estrelado por Milo será mostrado a portas fechadas no evento.
Mattrick retorna ao palco, afirmando como este é um ano divisor de águas não apenas para o Xbox 360, mas para a indústria como um todo. Ele agradece a presença de todos e encerra a conferência da Microsoft. (parabéns ao Final Boss pela cobertura ao vivo!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário