domingo, 20 de dezembro de 2009

Toki HD do Xbox 360 enfrenta problemas de distribuição

Em uma declaração feita ao site "Joystiq", Anthony de Sa Ferreira - produtor do estúdio francês Golgoth - afirmou que a Microsoft se recusou a publicar a recriação HD de Toki na Xbox Live Arcade. Segundo Anthony, o processo de aprovação para XBLA só permite títulos publicados pela própria Microsoft ou outras publishers. A Microsoft alegou que o jogo "não combina com as atuais necessidades da Microsoft Game Studio", e recomendou que entrassem em contato com outra distribuidora.

No entanto, Anthony afirma que a Golgoth já está conversando com várias outras distribuidoras, e acredita que esta situação se poderá se resolver em questão de poucas semanas. O executivo também acha que o processo de aprovação da Microsoft está mais rígido frente ao sucesso de títulos originais de alto perfil, como aconteceu com Shadow Complex. "Acho que é uma pena, porque são os estúdios independentes que ajudaram a XBLA a ter o sucesso que conhece hoje", afirmou Anthony, citando que nem tantas desenvolvedoras independentes podem conseguir um resultado tão impressionante quanto o do jogo citado.

Vale notar que desde o anúncio de Toki, a Golgoth tornou-se um estúdio licenciado pela Nintendo e Sony - no entanto, ainda não está decidido se o jogo sará no PS3. Já a versão WiiWare foi aprovada, sendo que não terá a mesma definição visual das demais por conta da resolução máxima do console: "é claro que o jogo não será o mesmo que seria na XBLA e PSN. Será o mesmo game sem retoques HD". Ele também ressalta que o jogo funciona para o sistema de download do Wii por não ser muito grande e caber no limite de 40MB dos games para WiiWare.

Além de Toki, a Golgoth também está com a recriação HD de Joe & Mac: Caveman Ninja na fila, e o jogo combinará elementos das versões arcade e SNES. Por fim, há mais um remake "secreto" na fila. A empresa também considera uma criação original para a edição 2010 da Microsoft: Dream, Build, Play, concurso de desenvolvimento de jogos usando o kit de programação XNA.

Em Toki, o jogador controla o personagem titular, um macaco de tênis que tinha como objetivo enfrentar um poderoso mago, quebrar o encanto que o tirou de sua forma humana, e resgatar uma princesa. Para isto, o herói símio precisa derrotar inimigos usando itens como capacete, cuspindo bolas de energia, e aí por diante. (fonte: Final Boss)

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