quinta-feira, 14 de junho de 2012

Activision e IBM protestam contra possível banimento do Xbox 360 nos EUA

A Activision e a IBM divulgaram textos de apoio à Microsoft em sua batalha judicial sobre a suposta quebra de patentes da Motorola, que pode banir a importação do Xbox 360 da China, onde é fabricado, para os EUA. Elas afirmam que uma proibição de venda causaria grandes perdas comerciais para ambas as companhias.

No mês passado, um juíz da International Trade Comission (ITC), David Shaw, recomendou o banimento das importações dos modelos de 4GB e 250GB do Xbox 360, produzidos na China. Um banimento semelhante foi efetuado na Alemanha.

 A Activision escreveu que “como um dos maiores distribuidores dos Estados Unidos” despende recursos significativos para desenvolver acessórios e jogos para o console da Microsoft.

Por sua vez, a IBM afirmou que fabrica componentes para o Xbox 360 e seus acessórios e lembrou que todo o lucro da Motorola no mercado de games depende do licenciamento e que a empresa não possui um produto que compete com o Xbox 360.

O ITC deve concluir sua investigação até 23 de agosto. Caso o órgão resolva banir mesmo o videogame, restará ao presidente Barack Obama e seus conselheiros decidirem o futuro do console no país.

Na mira da Motorola
Em 2 de maio, o tribunal de Mannheim, na Alemanha, proibiu a comercialização do Xbox 360 e do sistema operacional Windows 7 no país, solicitando que a Microsoft retire seus produtos do mercado. Pouco tempo depois, a empresa conseguiu recorrer da decisão e continuar vendendo seu console no país.

Segundo o juiz Holger Kircher, a Microsoft infringiu uma patente da Motorola, envolvendo um software de compressão de vídeo em produtos como o Xbox 360 e o Windows 7.

Essa não é a primeira vez que a Microsoft é acionada judicialmente pela Motorola. Em abril, a companhia foi acusada de usar tecnologia similar a da Motorola na conexão wireless do videogame. Para evitar problemas referentes a essas patentes, a empresa mudou o seu centro de distribuição da Alemanha para a Holanda. (fonte: Uol Jogos)

Nenhum comentário: