Em conversa com o jornal The Times, o produtor de Grand Theft Auto IV, Leslie Benzies, comentou sobre os custos de produção do game. Segundo ele, a estimativa é que tenham sido gastos cerca de US$ 100 milhões no desenvolvimento e marketing do jogo. Benzies disse que mais de mil pessoas trabalharam no projeto, que durou três anos e meio para ser concluído. O tempo poderia ter sido mais curto se não fosse o atraso causado pela versão de PS3.
Se este valor for confirmado, GTA IV ganhará o "prêmio" de jogo mais caro da história, superando os US$ 70 milhões usados para fazer o belo Shenmue, para Sega Dreamcast, de acordo com o livro Guinness de recordes. Mesmo com esses grandes gastos, muito provavelmente a Rockstar deverá recuperar seu investimento num futuro próximo. De acordo com analistas de mercado, GTA IV deve arrecadar "apenas" US$ 400 milhões na primeira semana de lançamento.
Em relação às vendas do jogo, parece que a versão para Xbox 360 está se saindo melhor do que a de Playstation 3. Isso não é nenhuma novidade, já que a base instalada do console da Microsoft é maior que o da Sony. Mas este fato é interessante, já que a série GTA fez enorme sucesso na família Playstation.
O diretor de gerenciamento de produto do Xbox 360 e da Xbox Live, Aaron Greenberg, em entrevista ao site Next-Gen, afirmou que a versão de GTA IV para o console de Bill Gate está vendendo o dobro se comparado à versão para PS3 - proporção 2 por 1. As fontes de Greenberg seriam os revendedores. A Sony rebate na mesma moeda, dizendo que os lojistas estão afirmando que a versão para Playstation está vendendo mais.
De acordo com o Uol Jogos, "para o site de estatísticas VGChartz, a proporção foi de 60% e 40% para o console da Microsoft. O game teria vendido 2,5 milhões nas primeiras 24 horas. Já no Reino Unido, de acordo com números da Chart Track, empresa de referência na medição das vendas, a versão para Xbox 360 representou 55% das vendas no primeiro dia, de um total de 609 mil cópias."
Nenhum comentário:
Postar um comentário