quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Vendas da Microsoft devem baixar com crise

A Microsoft deve diminuir suas estimativas para o restante do ano enquanto os consumidores cortam suas despesas com softwares por causa da crise financeira mundial. As ações da companhia retrocederam ao seu valor de oito anos atrás e suas rivais, como a SAP, já avisaram que a demanda será mais curta neste fim de ano.

De acordo com as estimativas do Reuters, analistas esperam os lucros de US$ 2,12 por ação para o ano fiscal 2009, o mínimo dentro da variação prevista pela Microsoft. Wall Street prevê uma arrecadação US$ 66,7 bilhões, abaixo da variação estimada pela companhia, entre US$ 67,3 bilhões a US$ 68,1 bilhões.

O trimestre final de dezembro é geralmente conhecido por ser um período bastante agitado para a divisão de dispositivos e entretenimento da Microsoft, pois é quando os consumidores costumam comprar jogos e consoles. A empresa cortou o preço do Xbox 360 em setembro, colocando o modelo básico Arcade na faixa dos US$ 200, um nível de preço que a companhia reconhece como historicamente responsável por mais de 75% das vendas de todos os consoles. Ou seja, três em cada quatro videogames vendidos até agora custavam menos que US$ 200.

Mas alguns analistas prevêem que a crise deve afetar até mesmo os videogames, que ainda é considerado como um dos setores que não deve ser tão influenciado pela recessão. "Parece que vamos ter um período natalino realmente difícil, com muitos consumidores nos Estados Unidos deixando de comprar. Então, o comércio de Xbox deve ser fraco daqui para frente", disse Toan Tran, analista da Morningstar. (texto: Uol Jogos)

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