quarta-feira, 8 de abril de 2009

Konami anuncia Pro Evolution Soccer 2010

A Konami anunciou hoje uma nova edição de sua popular franquia Pro Evolution Soccer, e mais uma vez a empresa não deixou de fora os usuários do PlayStation 2. O título está sendo prometido para PC, Xbox 360, PS3, PSP e PS2 e, como de costume, estão previstas e prometidas uma série de melhorias e adições. Fãs certamente esperam que essas mudanças tragam de volta a glória da franquia, que ultimamente tem decepcionado em sua transição para as plataformas "Next-Gen".

Segundo o release, a equipe de produção da PES Productions realizou meses de análise e monitoramento das opiniões de jogadores veteranos e casuais e de sites especializados para melhorar Pro Evolution Soccer 2010 em todas as áreas, principalmente naquelas consideradas mais fracas.

Para preparar essa edição, a Konami contratou mais pessoal e criou alguns departamentos dedicados para cuidar de respectivas partes do jogo, a curto e a longo prazo.

Todas as principais mudanças dessa versão têm como meta tornar as partidas entre jogadores mais empolgantes. Haverá melhorias na defesa por zona, com jogadores sendo controlados mais eficientemente pela CPU em termos de marcação por zona e de cobertura de espaços vazios. Os goleiros serão mais versáteis e com habilidades que se enquadram com os atletas modernos. Há alterações também nos juízes que contarão com elementos de IA mais inteligentes o que os permitirá realizões marcações mais justas durante a partida.

A parte visual de Pro Evolution Soccer 2010 também receberá um tratamento especial, com animações e feições ainda mais próximas dos atletas reais, e um sistema de iluminação que causará efeitos distintos dependendo do local de jogo. Os estádios contarão com mais detalhes, indo desde a grama a outros elementos internos, que serão mais fielmente representados.

A equipe de produção diz que haverá um avanço visível na parte de animação com a movimentação e os chutes a gol mais integrados nas mesmas animações. Habilidades individuais como novos dribles e jogadas estarão disponíveis para quem quiser variar mais seu repertório na hora de avançar em direção ao gol. As animações de drible, giro e chute foram todas melhoradas, mas haverá uma diferença visível entre um atleta passando a bola enquanto inerte ou em movimento.

Com relação à atmosfera das partidas, reações de torcida perante o que acontece em campo serão ouvidas com mais frequência, realismo e variação, incluindo novos cantos e gritos. Será possível perceber mais nitidamente a diferença entre jogar em casa e jogar no campo do adversário, e o público reagirá mais espontaneamente às específicas situações em uma partida, mostrando desdém ou empolgação quando faltas e gols são marcados. Os comentários também não foram esquecidos, e deverão apresentar uma visão mais concisa do jogo.

O principal modo de jogo para um jogador, a Liga Mestre (Master League), terá novidades nos aspectos de gerenciamento, que oferecerá uma carreira ainda maior para os usuários. Mas os detalhes mais específicos sobre as mudanças nessa modalidade serão anunciadas posteriormente.

O sistema de IA batizado Teamvision retornará na versão 2.0, apresentando mudanças visíveis no comportamento dos atletas com e sem a bola. Os meio campistas e os defensores trabalharão mais coperativamente para cobrir espaços abertos e para marcar os atacantes, principalmente se o zagueiro ou lateral em questão for fraco. Segundo a companhia, isso removerá bastante a facilidade que alguns usuários têm de chegar à meta adversária e marcar, o que fará o jogo retornar às suas origens de simulação.

Em contrapartida, em termos de ataque, os usuários poderão também mover vários jogadores de uma só vez, mandando-os para diferentes áreas, o que os permitirá criarem mais possibilidades do que antes. As mudanças têm como meta forçar os jogadores a pensarem mais estrategicamente, dando-lhes poder para controlar ainda mais sua equipe. Em lances de bola parada, por exemplo, os usuários poderão fazer os jogadores correrem para esperar pelo cruzamento na marca do pênalti. As mudanças em PES 2010 afetam até mesmo a cobrança e as disputas de pênalti. Um novo sistema já foi criado e ele dará mais controle e pontaria aos batedores.

Em versões anteriores da franquia, a formação do time determinava os movimentos dos jogadores, ou seja, se você colocava um jogador como lateral, ele corria apenas pelo respectivo setor. Mas agora um novo sistema dará mais liberdade para as características individuais de cada atleta e e levará ainda mais em conta sua natureza de atacante ou defensor. Cada jogador terá em campo uma IA única atrelada às suas melhores habilidades e isso refletirá também nas ações de seus companheiros. A empresa explica: se um jogador for bom em cruzamentos (Zambrotta, por exemplo), mais companheiros correrão para a grande área para tentarem receber a bola. De forma semelhantes, se um jogador for bom em controlar a bola nos pés (Riquelme, por exemplo), os defensores trabalharão para tentar cobrir seu lado mais forte, enquanto os atacantes solitários automaticamente serão apoiados pelos meio campistas em jogadas com a bola.

O uso das estratégias predefinidas será mais amplo que o de costume. Será possível fazer alterações mais íntimas em suas táticas como frequência de passes, movimentação, linha de defesa, e até posição da linha de frente. A Juventus de Turin, por exemplo, é muito perigosa e eficiente em seus contra ataques eqnautno o Barcelona se foca extensivamente em seu ataque. Tudo isso poderá ser alterado a qualquer momento do jogo, também, e os jogos de casa e fora acarretarão em circunstâncias diferentes em campo. Isso já podia ser sentido nas versões anteriores, mas agora será ainda mais visível, principalmente na Master League.

Uma das maiores reclamações dos fãs era relacionada ao componente online da franquia, que está sendo cuidado por uma seção dedicada da equipe de produção em Tokyo. Download de conteúdo extra está nos planos da empresa, e o suporte visto em PES 2009 (com novos times licenciados, atualizações nos elencos) será ampliado para esta versão que terá atualizações durante seu ciclo de vida.

Outro ponto em que Pro Evolution Soccer deixa um pouco a desejar com relação ao seu rival, FIFA, é em relação a licenças. A Konami está tentando diminuir essa diferença e para isso fortaleceu sua parceria com a UEFA assegurando os direitos de uso em videogame da "Europe League", anteriormente conhecida como Copa da UEFA. Além disso, a empresa promete usar ainda mais a licença da UEFA Champions League (Liga dos Campeões da UEFA).

Mais detalhes sobre as novidades de PES 2010 serão revelados nos próximos meses, mas a Konami já confirmou que o argentino Lionel Messi será novamente o garoto propaganda do título e sua imagem será usada na promoção e desenvolvimento do jogo este ano.

"Estivemos monitorando a reação e os comentários no progresso da série PES por algum tempo, e no Pro Evolution Soccer 2010 vamos implementar uma grande parcela de sugestões que os jogadores têm pedido", comentou Naoya Hatsumi, Produtor da PES Productions na Konami Digital Entertainment Japan. "Almejamos tornar Pro Evolution Soccer 2010 uma experiência imediata e mais amigável que coloca a ênfase em oferecer uma gameplay intuitiva, algo pelo que a série é famosa. PES 2010 terá uma aparência melhor, controle melhor, e recriará o futebol mais real possível nessas plataformas".

"As preparações para Pro Evolution Soccer 2010 vem ocorrendo há algum tempo, com a reorganização e a ampliação do estúdio em Tokyo, permitindo que grupos experientes se concentrem em suas áreas particulares", comentou Jon Murphy, Líder da Equipe Europeia de PES. "Estamos agora em uma posição melhor para implementar a maior gama de mudanças e melhorias já vista na série, e agracemos à comunidade PES por seu apoio".

O lançamento de Pro Evolution Soccer 2010 está agendado para o último trimestre deste ano na Europa. (fonte: Final Boss)

Nenhum comentário: