quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PETA nomeia Fable 2 como o jogo mais amigável com os animais de 2008

O PETA, grupo que luta contra os maus tratos aos animais, elegeu Fable II como o título mais amigável com os animais de 2008. De acordo com o site do grupo, Fable II é "um sonho vegetariano que se torna verdade". O site ainda afirma que o título trata de "uma luta virtual do bem contra o mal, onde personagens que comem tofu são tão poderosos quanto personagens que comem carne, e ainda por cima ficam mais atraentes", foi o comentário.

O PETA ainda aponta que comer alimentos baseados em plantas ainda ajuda o personagem a conseguir pontos de pureza enquanto comer carne faz seu personagem parecer gordo e malvado. "Um divertido e inovador jogo, que funciona como ferramenta para ensinar aos jogadores os benefícios de uma dieta vegetariana", conclui. Interessante observar que o site tenha abordado somente a parte de alimentação do jogo enquanto é possível caçar coelhos, matar outros animais e "maltratar" seu cão.

Fable II é a continuação do RPG lançado originalmente para o primeiro Xbox, que se caracteriza pela liberdade, onde há uma ampla gama de ações para realizar, desde aventuras clássicas de derrotar um vilão, até mesmo investir na vida social - casando e tendo filhos - ou ser uma celebridade. Dentro do game todas as suas ações são pesadas e cabe ao jogador decidir qual será o seu destino: ser um valoroso guerreiro que luta em prol da justiça e liberdade dos cidadãos à sua volta ou um vilão ardiloso que pisaria em qualquer um em benefício próprio. Fable II já está disponível no Xbox 360 e sua versão para PC ainda não está oficialmente confirmada. (fonte: Final Boss)

Radiant Silvergun dificilmente aparecerá na Live Arcade

Em entrevista ao Gamasutra, Masato Maegawa, diretor-presidente da Treasure, reiterou que sua companhia gostaria de lançar o clássico shooter de Sega Saturno e Arcade, Radiant Silvergun, no Xbox Live Arcade. No entanto ele não sabe quando e se isso vai realmente acontecer.

"Acho que definitivamente gostaríamos de vê-lo lá. Mas a situação em torno desse jogo é um pouco diferente de Ikaruga, então eu não sei se o veríamos na Live", disse Maegawa. Ikaruga é o sucessor de Radiant Silvergun e foi lançado para arcade, Dreamcast, Gamecube e Live Arcade.

O CEO também tem o apoio da Microsoft, que compartilha do mesmo desejo. "A Microsoft realmente nos perguntou se poderíamos colocá-lo lá", acrescentou ele.

Mas apesar do desejo mútuo, as coisas não são tão fáceis assim. Para Maegawa, a Treasure não poderia simplesmente reaproveitar todo o código existente do jogo como fez com Ikaruga em abril do ano passado, "sem ter que fazer ou acrescentar um grande trabalho no jogo".

"Se você jogar Radiant Silvergun hoje em dia," esclareceu ele, "ele está certamente envelhecido em vários pontos, e eu não estou certo de que eles sejam todos bons".

A Treasure é uma companhia relativamente pequena, empregando de 20 a 30 funcionários atualmente, um número que Maegawa considera ideal para um estúdio, e por isso não pretende ampliar. Por conta disso, em outubro a empresa confirmou que parou todo e qualquer outro projeto para focar sua mão-de-obra em "Sin & Punishment 2" para Nintendo Wii.

Entretanto, vale também lembrar que a própria Treasure já havia mencionado no passado seus planos de relançar Radiant Silvergun. Durante a Tokyo Game Show 2007, Maegawa citou que uma versão em alta definição e melhorada do jogo era algo que a companhia faria no futuro.

Radiant Silvergun, que possui a infâmia de ser um dos jogos de Sega Saturno mais difíceis de se adquirir (ele pode ser encontrado em sites de leilão por centenas de dólares), é um shooter com deslocamento vertical onde os jogadores utilizam até sete armas baseadas em combinações particulares de botões. (fonte: Final Boss)

Tabuleiros da Hasbro terão canal próprio no Live Arcade

A Hasbro, em conjunto com a Electronic Arts, anunciou que está preparando uma série de adaptações de seus jogos de tabuleiro para o Live Arcade, seção de rede online do Xbox 360 que vende jogos clássicos ou simples por download. Já estão confirmados para até meados de 2009 adaptações de "Battleship", "Yahtzee", "Connect Four", "Sorry!" e "Sorry! Sliders" e serão lançados num canal próprio, chamado Hasbro Family Game Night.

Os títulos podem ser jogados com as regras originais ou com novas instruções, além de trazerem minigames temáticos. O canal traz espaços personalizados, que podem ser decorados com objetos e troféus e reúnem amigos online, cada um com seu avatar.

No início do mês as empresas confirmaram "Littlest Pet Shop", "Nerf: N-Strike" e "Hasbro Family Game Night" venderam juntos mais de dois milhões de cópias, um desempenho superior a muitos títulos "de peso" da Electroni Arts, como "Mirror's Edge" e "Need for Speed Undercover". (fonte: Uol Jogos)

Microsoft espera que o PlayStation 3 tenha um novo corte de preço em breve

Aaron Greenberg, diretor de produto para o grupo Xbox, acha que a Sony vai cortar o preço do seu PlayStation 3 no futuro próximo. Essa vem sendo uma hipótese também levantada pela crítica e por analistas.

"Nós absolutamente esperamos que a queda do preço do PlayStation 3 aconteça nos próximos meses", disse ele à revista inglesa Edge. "Nós estamos francamente surpresos que esteja demorando tanto... então eu espero que eles mexam com certeza no preço, mais cedo ou mais tarde", acrescentou.

Tais comentários foram feitos enquanto a Microsoft anunciava que as vendas de seu relativamente barato Xbox 360 alcançou a marca de 28 milhões de unidades pelo mundo. A companhia alega que esse montante supera o do PS3, estimado por ela em 20 milhões.

Apesar de previsão de Greenberg, a Sony recentemente negou declarações de que iria cortar o preço do PlayStation 3 até março deste ano, quando se encerra seu ano fiscal. Oficialmente, a companhiadiz que seu objetivo primário em longo prazo é "começar a fazer dinheiro" - estima-se que cada unidade de PS3 vendida ainda gere um prejuízo de US$ 40 à empresa - e que as vendas do PS3 ainda estão impulsionados pelo bom momento de 2008, que culminou em uma grande adoção do sistema durante o período de Natal.

Atualmente o Xbox 360 é o console mais barato dessa geração. O modelo Arcade custa US$ 199.99, enquanto o Pro é vendido por US$ 299.99. O Nintendo Wii, que já foi o mais em conta, custa atualmente US$ 249.99. O PlayStation 3 leva a fama de "o mais caro de todos", com seu modelo mais econômico (com HD de 80GB) saindo por US$ 399.99 e o mais caro (HD de 160 GB, mais o jogo Uncharted: Drake's Fortune) por US$499.99. (fonte: Final Boss, com edição)

Pôsteres mostram supostas imagens de Forza 3

O fórum Forzacentral, dedicado à série de corrida Forza Motorsport, publicou supostas imagens que podem ser usadas na terceira edição do game, que ainda não foi anunciado oficialmente pela Microsoft, a distribuidora da franquia.

As imagens, em forma de pôster, teriam sido acidentalmente publicadas no site da Kaarbo Designs, que trabalhou na arte de menu dos games anteriores. No momento da reportagem, todos os materiais relacionados ao suposto "
Forza Motorsport 3" foram retirados.

Não é a primeira vez que informações sobre o game "vazam" na internet. Em junho do ano passado, fóruns publicaram materiais da empresa de marketing Intellisponse. As informações davam conta que Forza Motorsport 3 teria 400 carros e cem pistas. Além disso, havia estudos sobre preços de pacotes por download, edição revisada e atualizada, e um programa "vip" que dava direto de baixar todos os extras que forem lançados para o jogo. (fonte: Uol Jogos)

Correção de Gears of War 2 terá novas conquistas

Escrevendo para o fórum de Gears of War, Mark Rein, vice-presidente da Epic Games, afirmou que a produtora trabalha numa atualização para Gears of War 2 que pretende corrigir diversos erros e acrescentar novas conquistas relacionados aos conteúdos adicionais. O executivo não precisou uma data de disponibilidade para o "patch", mas disse que, por enquanto, está previsto para este mês.

Ainda segundo Rein, a atualização corrige uma série de "furos" de programação no modo multiplayer online, como ter um escudo invisível, dar coronhadas através de certas paredes, ter munição infinita para a Lancer e a habilidade de equipar um escudo e uma arma de duas mãos.

Ainda, prevê penalidades maiores para quem abandona as partidas e protege aqueles que estão retornando ao game depois de morrer (o chamado "respawn") contra bombas e inimigos plantados no local. O game também terá novas conquistas para o conteúdo adicional - por enquanto, o único lançado é o pacote de mapas "Combustible". (fonte: Uol Jogos)

Cliff Bleszinski espera que Gears of War 2 tenha boas vendas por mais alguns meses

Em uma entrevista cedida à revista Forbes o produtor de Gears of War 2, Cliff Bleszinski, confessou que tem a expectativa de que o game continue vendendo bem por mais alguns meses. A justificativa tem como foco o material inédito por download que será disponibilizado regularmente pela Epic nos meses que estão por vir, garantindo assim o interesse pelo game por parte do público.

O executivo ainda afirma que a ação de lançar conteúdo exclusivo para os jogos através de downloads extras tende a se tornar uma prática comum, fato este que aumenta potencialmente o valor do produtor no mercado. Algumas empresas como a Activision já anunciaram publicamente a adoção deste tipo de estratégia, reforçando a tese de que esta prática venha a se tornar cada vez mais comum. (fonte: Final Boss)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Novo game de Mega Drive pode aparecer na Live Arcade

Pier Solar é o nome de um jogo que, acreditem, está sendo produzido para Mega Drive, o finado console da Sega, lançado em outubro de 1988 no Japão e no ano seguinte nos EUA (como Sega Genesis). A Water Melon Development, que está levando esse projeto à frente em comemoração aos 20 anos da plataforma, pretende lançar seu RPG em cartucho, com manual, caixa, e tudo que um jogo da época tinha direito.

Mas caso você seja apenas mais um jogador das antigas que trocou ou vendeu seu console 16-Bit e embarcou na geração seguinte sem olhar para trás, não se preocupe: existe a chance de você adquirir o jogo, pelo menos se tiver um Xbox 360. Se as coisas seguirem como planejado, Pier Solar será lançado também na Live Arcade.

"A porta está aberta para um relançamento ou talvez um remake na atual geração de consoles, quando a versão Mega Drive/Mega CD estiver finalizada," disse a Water Melon ao site CVG.

"Estivemos olhando para a XBLA desde que a Microsoft a abriu para os jogos em XNA e é definitivamente uma possibilidade para o futuro. No momento, porém, estamos querendo completar e lançar a versão Mega Drive, de forma que possamos então começar a planejar novos jogos. Uma conversão 'next-gen' de Pier Solar (ou talvez até sua seqüência) está definitivamente na lista de coisas a serem feitas".

O jogo estava originalmente planejado para 24 de dezembro, mas foi adiado para 2009, sem uma previsão mais aproximada. Os interessados em adquirir uma cópia (que custa US$ 35), podem fazer a encomenda no site oficial. Isso dará direito ao cartucho (de 64Mb), um CD de áudio e dados - que permitirá efeitos sonoros e música HIFI quando usando em conjunto com o Sega [Mega] CD -, um livreto com 24 páginas semelhante aos que acompanhavam os jogos de Mega Drive no Japão, um case especial para guardar o CD e o livreto, e um poster de Pier Solar. (fonte: Final Boss)

Interpol é o primeiro título de Live Arcade de 2009

A Microsoft anunciou o lançamento do game de detetive Interpol: The Trail of Dr. Chaos para Live Arcade. O game, vendido por download na rede online do Xbox 360, está previsto para sair nesta quarta-feira (7) e tem preço estipulado de 800 MS Points (US$ 10).

O objetivo do jogador é cumprir seu papel como agente da polícia internacional e perseguir o ardiloso Dr. Chaos, seguindo suas pistas ao redor do mundo.

O jogador viaja para várias localidades, de San Diego a Tóquio, passando por Paris e Cairo, em busca de itens que o levem até o fugitivo, combinando cenas de crimes e fazendo seu caminho através de minigames que exigem neurônios. "Interpol" pode ser jogado por até quatro pessoas ao mesmo tempo, o que certamente deve precipitar bastante a eventual prisão do criminoso - ou a demissão de todos os agentes fracassados.

O jogo não esconde suas influências do clássico "Carmem Sandiego": a nota oficial traz a frase "Where in the World is Dr. Chaos?", fazendo referência ao título que traz como protagonista uma ex-agente que vira uma criminosa internacional. (fonte: Uol Jogos)

Microsoft quer Radiant Silvergun na Live

Em entrevista ao site Gamasutra, Massato Maegawa, executivo-chefe da Treasure, afirmou que a Microsoft sondou uma versão para Live Arcade de Radiant Silvergun, jogo de tiro lançado originalmente para Saturn. O jogo saiu apenas no Japão e é considerado o antecessor espiritual de "Ikaruga", que já tem versão no Live Arcade, seção da rede online do Xbox 360 que vende jogos clássicos ou simples por download.

O executivo disse que tem interesse no projeto, mas considera a conversão mais complicada que a de "Ikaruga". "Acho que definitivamente gostaríamos de vê-lo lá. Mas a situação em torno desse jogo é um pouco diferente de 'Ikaruga', então eu não seu se o veríamos na Live", disse Maegawa. É que a conversão de "Ikaruga" foi feito sem adicionar muitos elementos ao game e foi bem aceito do jeito que era no original. "Mas se você jogar Radiant Silvergun hoje, ele certamente envelheceu em alguns pontos, e não tenho certeza se tudo isso é bom", admite.

A Treasure é uma companhia relativamente pequena - para Maegawa, um estúdio ideal tem entre 20 e 30 funcionários - e atualmente trabalha em "Sin & Punishment 2" para Wii e um outro jogo de tiro para o Xbox 360.

Entretanto, vale também lembrar que a própria Treasure já havia mencionado no passado seus planos de relançar "Radiant Silvergun". Durante a Tokyo Game Show de 2007, Maegawa citou que uma versão em alta definição e melhorada do jogo era algo que a companhia faria no futuro.

Radiant Silvergun, que é um dos jogos mais cobiçados do Saturn para colecionadores, é um jogo de tiro especial com deslocamento vertical em que os jogadores utilizam até sete armas, cujos disparos são feitos através de diversas combinações de botões. (fonte: Uol Jogos)

Vendas globais do Xbox 360 chegam a 28 milhões

Em uma declaração feita ao jornal The Los Angeles Times, Aaron Greenberg, gerente de produto do Xbox 360, afirmou que o Xbox 360 ultrapassou a marca dos 28 milhões de consoles vendidos no mundo desde seu lançamento em novembro de 2005.

Ainda de acordo com o executivo, o Xbox 360 está abrindo vantagem em relação ao PlayStation 3. O videogame da Sony tem vendas globais em torno de 20 milhões de unidades, segundo a publicação. Segundo Greenberg, "este foi o melhor ano da história do Xbox, apesar da economia difícil", referindo-se à crise financeira que atinge principalmente os países ricos.

O executivo atribuiu o crescimento da máquina no mercado aos games exclusivos entre os consoles - como Gears of War 2, Left 4 Dead (este tem edição para PC) e Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts - e também à rede online Xbox Live. Aaron diz que a rede já conta com mais de 17 milhões de assinantes que podem não só jogar via internet como também comprar e alugar filmes e programas de TV por download. Além disso, no ano passado as vendas digitais do serviço foram 84% maiores em comparação a 2007 e os usuários da Live já gastaram mais de US$ 1 bilhão com o serviço.

A Microsoft também comemora as boas vendas de Natal na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), com oito milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, o que representa uma vantagem de mais de um milhão de unidades sobre o PlayStation 3. Segundo a companhia, os dados são da GfK Chart-Track, que acompanha o mercado europeu.

Em nota relacionada, a Sony também celebra um aumento de 130% no período de Natal e Ação de Graças nos Estados Unidos e de 40% no ano inteiro. No entanto, um artigo publicado no site de tecnologia CNET mostra que, numa comparação entre os períodos de novembro de 2008 e novembro de 2007, houve queda nas vendas do PlayStation 3, de 18,8%, enquanto o Xbox 360 e o Wii tiveram desempenho positivo, de 8,6% e 108% respectivamente. (fonte: Uol Jogos)

Magna Carta 2 sairá para o Xbox 360

A produtora Softmax anunciou o desenvolvimento de Magna Carta 2, sequência de seu RPG lançado originalmente no PlayStation 2 e PC, este último somente na Coréia. De acordo com a empresa, o título está sendo desenvolvido exclusivamente no Xbox 360, mas a Softmax também confirmou dois títulos da franquia no Nintendo DS.

A empresa ainda não revelou maiores detalhes sobre a trama deste novo game, mas confirmou que o título contará com uma produção de primeira linha, ostentando ótimos gráficos e seu característico character designer, cujo responsável é o artista Hyung-Tae Kim, que mostra na tela belas mulheres e poderosos guerreiros, tudo isso com inúmeras referências à cultura oriental, principalmente no que diz respeito à representação de algumas cidades e também nas roupas de alguns personagens.

Certamente o anúncio é muito bem vindo para os donos do console, aumentando ainda mais sua biblioteca de RPGs orientais. O lançamento de
Magna Carta 2 ainda não possui data definida por sua produtora. (fonte: Final Boss)

Microsoft diz que não vai usar a Home para realizar reuniões virtuais

A Microsoft desmentiu uma notícia veiculada na semana passada na Internet de esteja planejando usar o PlayStation Home, o mundo virtual que a Sony está terminando de desenvolver para PS3, como hospedeira de reuniões virtuais de negócios.

"A Microsoft não vai usar a Home como uma ferramenta para reuniões virtuais", confirmou a companhia.

Na semana passada, a Universidade de Portsmouth na Inglaterra declarou que a Microsoft era uma das grandes companhias que haviam concordado em participar de um programa visando reduzir custos de viagens e comunicações para reuniões, além de emissão de carbono, ao lado de Ernst & Young e Merrill Lynch. No entanto, a Microsoft disse que é perfeitamente capaz de realizar tais reuniões com seus próprios meios.

"Com fantásticos produtos e aplicativos desenvolvidos pela Microsoft como o Live Meeting e até mesmo o Xbox Live Party, nós temos tudo que precisamos para hospedar internamente uma reunião virtual", disse a empresa. (fonte: Final Boss)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Veja a lista dos jogos mais jogados de 2008 no Xbox 360

Em seu blog oficial, Larry "Major Nelson" Hryb - diretor de programação da Xbox Live - disponibilizou listagens dos 20 games de maior popularidade baseado na conectividade ao serviço do console da Microsoft no decorrer de 2008.

Dentre os games mais jogados com suporte a funções Live, Halo 3 ocupou o primeiro lugar, seguido de Call of Duty 4 e Grand Theft Auto IV. Dos títulos vendidos via Xbox Live Arcade, o pódio foi ocupado por Castle Crashers, Geometry Wars: Retro Evolved 2 e Braid. Por fim, os títulos da geração anterior do Xbox mais jogados via Live foram Halo 2, Fable e Star Wars: Battlefront 2. (fonte: Final Boss)

Confiram as listagens completas a seguir:

Top títulos Live (usuários únicos)
1) Halo 3
2) Call of Duty 4
3) GTA IV
4) Gears of War 2
5) Gears of War
6) Call of Duty: World at War
7) Guitar Hero III
8) Battlefield: Bad Company (demo jogável)
9) Star Wars: The Force Unleashed (demo jogável)
10) Rock Band
11) Fable II
12) Mirror's Edge (demo jogável)
13) Madden NFL 09
14) BF: Bad Company
15) Rainbow Six Vegas 2
16) UNO
17) Castle Crashers
18) COD: World at War Multiplayer Beta
19) Forza Motorsport 2
20) Too Human (demo jogável)

Top Títulos Arcade (Versões completas)
1) Castle Crashers
2) Geometry Wars: Retro Evolved 2
3) Braid
4) A Kingdom for Keflings
5) UNO
6) Super Street Fighter II Turbo HD Remix
7) Fable II Pub Games
8) Duke Nukem 3D
9) Bionic Commando: Rearmed
10) Worms
11) SoulCalibur
12) Portal: Still Alive
13) Doom
14) 1942: Joint Strike
15) Bomberman Live
16) Mega Man 9
17) N+
18) Wolf of the Battlefield: Commando 3
19) Marble Blast Ultra
20) Ultimate Mortal Kombat 3

Top Xbox original (Usuários únicos)
1) Halo 2
2) Fable
3) Star Wars: Battlfront 2
4) Counter-Strike
5) Fable: Lost Chapters
6) Doom 3
7) Conker: Live & Reloaded
8) Splinter Cell Chaos Theory
9) Star Wars: Knights Of The Old Republic
10) Star Wars: Republic Commando
11) Star Wars: Battlefront
12) Burnout 3
13) Guilty Gear XX #Reload
14) Gauntlet: Seven Sorrows
15) Call of Duty 3
16) Ninja Gaiden Black
17) Crimson Skies
18) MechAssault 2
19) Call of Duty 2
20) Rainbow Six 3

Rock Band recebe Roy Orbison nesta terça na Live

A produtora Harmonix anunciou a inclusão de canções de Roy Orbison para download em Rock Band e Rock Band 2. O pacote está previsto para sair nesta terça-feira (6) no Xbox 360.

Orbison, que faleceu aos 52 anos em 1988, está tanto no Hall da Fama do Rock e no Hall da Fama dos Compositores. Por aqui, uma de suas canções mais famosas é "Oh, Pretty Woman", música-tema do filme "Uma Linda Mulher".

Além desta canção, o pacote inclui também "Claudette", "In Dreams", "Mean Woman Blues", "Ooby Dooby", e "You Got It". O pacote com seis músicas tem preço de US$ 10 (ou 800 MS Points no Mercado Xbox Live), mas as canções também podem ser adquiridas separadamente por US$ 2 cada uma (160 MS Points).

Rock Band 2 é o segundo game da série musical produzida pela Harmonix (criadora também dos primeiros Guitar Hero) no qual os jogadores usam controles em forma de guitarra e bateria, além de um microfone. O destaque fica para as partidas multiplayer para até quatro jogadores, cada um no comando de um instrumento. (fonte: Uol Jogos)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Live tem demo multiplayer de Lord of Rings: Conquest

O blog oficial de Larry "Major Nelson" Hryb, diretor de programação da Xbox Live, revela a inclusão da demonstração jogável multiplayer de Lord of the Rings: Conquest para o Xbox 360. O arquivo tem 1 GB. No demo, o jogador pode lutar dos dois lados da batalha em épicas batalhas campais com figuras do universo de fantasia medieval criado pelo escritor J.R.R. Tolkien.

Em Lord of the Rings: Conquest, o jogador pode controlar orcs, elfos, ents e figuras clássicas da série, como Frodo e Gandalf, em recriações de batalhas épicas da série mostradas nos livros e filmes. O jogo oferece quatro classes distintas - lutador de proximidade, arqueiro, mago e batedor -, cada uma com habilidades próprias. O game está previsto para sair em 13 de janeiro. (fonte: Uol Jogos)

Demo de Skate 2 pode chegar na semana que vem

O site oficial do Xbox 360 apresenta uma página de uma promoção da série Download and Win - envolvendo baixar um produto do serviço Xbox Live para concorrer a prêmios - revelando que uma demonstração jogável de Skate 2 pode estar prestes a sair.

De acordo com a página, baixar a demonstração jogável do game ou a "gamer picture" do mesmo a partir do dia 8 incluirá os usuários elegíveis à promoção automaticamente, valendo prêmios como MS Points para a compra de conteúdo online, "shapes" customizados para skates, roupas e acessórios de marcas de renome do esporte radical em questão.


Ambientado cinco anos depois do primeiro jogo, Skate 2 acontece após a reconstrução da cidade de San Vanelona - uma mistura de San Franscisco, Vancouver e Barcelona -, atingida por um desastre desconhecido. Desta vez, o game contará com um editor de personagem similar ao sistema GameFace, usado em jogos como Tiger Woods PGA Tour Golf - agora, também será possível criar personagens femininos. O jogador pode sair de cima do skate e empurrar objetos do cenário, abrindo caminhos e trilhas pela cidade. Novamente, é possível gravar, editar e compartilhar vídeos de seus feitos via web através do sistema da própria Electronic Arts. (fonte: Uol Jogos)

Way of the Samurai 3 terá edição para Xbox 360

A Spike divulgou o lançamento de Way of the Samurai 3 para o Xbox 360 em 26 de fevereiro, no Japão. Por ora, o game ainda não foi anunciado para o ocidente. É a primeira vez que um episódio da série sai para uma plataforma que não da Sony.

Originalmente lançado para PlayStation 3 em novembro,
Way of the Samurai 3 estreou no Japão com 81 mil unidades vendidas. Os números não são ruins para as vendas de uma semana, mas a Acquire e a Spike, respectivamente distribuidora e desenvolvedora do game, pretendem aumentar esses números trazendo seu jogo para o console da Microsoft.

Way of the Samurai 3 é a terceira vertente da série de ação e aventura da Acquire, que também desenvolver a maioria dos títulos de "Tenchu". No game, o jogador tem como opção escolher um samurai de meia-idade, um jovem espadachim ou um soldado desertor. Neste episódio três facções lutam por seus interesses: o clã de guerreiros Fujimori, o bando de saqueadores Ouka e os agricultores.

Assim como os antecessores, o jogador tem a liberdade de explorar o mapa, realizando as missões que lhe convier. O intuito do game é que o jogador escolha seu caminho, como sugere o título: pode ser um guerreiro justo ou um assassino sanguinário. Por isso, agora, é possível desembainhar a espada a qualquer hora, e atacar qualquer um, mesmo um indefeso cidadão. Também é possível ficar de joelhos, para pedir perdão a alguém ou para engatar um relacionamento amoroso. (fonte: Uol Jogos)

Criação do chip Cell ajudou o Xbox 360

A renomada publicação americana Wall Street Journal apresentou um artigo relacionado ao livro "The Race for a New Game Machine" (A Corrida pela Nova Máquina de Jogos), escrito por David Shippy e Mickie Phipps. Ambos engenheiros da IBM, a dupla detalha como a pesquisa para o desenvolvimento do processador Cell - criado em parceria com a Sony e Toshiba para o PlayStation 3 e futuros aparelhos da fabricante do PS3 - beneficiou diretamente o chip usado no Xbox 360.

De acordo com o WSJ, as três companhias envolvidas na concepção do Cell previam a venda do mesmo para outras companhias através da IBM; no entanto, parece que a Sony não levou em conta que a venda de certas tecnologias poderiam ser repassadas antes de sua conclusão. A Microsoft entrou em contato para a IBM para a criação de um processador para seu futuro console - no caso, o Xbox 360 - e ao ver as especificações do Cell, pediu que algo nestes moldes fosse criado para o novo sistema.

Shipps e Phippy comentam situações bastante inusitadas: engenheiros trabalhando às escuras e testando tecnologias fora do campo de visão da Sony e Toshiba, problemas na primeira remessa de novos chips para ambos os sistemas - e a Microsoft tendo vantagem ao se precaver, encomendando uma remessa paralelamente em outra fábrica na ocasião - acarretando o atraso do lançamento do PlayStation 3 e fazendo com que o Xbox 360 desfrutasse de uma vantagem de tempo. (fonte: Final Boss)

Microsoft vai começar o ano demitindo 17% de seu elenco

Tudo começou como um rumor no finalzinho do ano, mas agora é fato. No dia 15 de janeiro, a Microsoft vai iniciar um programa visando um grande corte em seu quadro de funcionários no mundo todo. A notícia se confirmou após os empregados terem sido informados da decisão.

Atualmente, a Microsoft emprega cerca de 90 mil pessoas em diversos escritórios no mundo todo e, ao que tudo indica, 15 mil, ou cerca de 17% delas, receberão cartas de demissão no próximo dia 15.

Até o momento não está confirmado quais regiões ou setores serão afetados, mas aparentemente a divisão que engloba o MSN será uma das principais atingidas. Ainda em teoria, a região que mais deve sofrer com os cortes é a Microsoft EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

É bem provável que a Microsoft não interfira muito em departamentos ou regiões que estejam tendo bons desempenhos no mercado, e considerando a recente melhora nas vendas de consoles, possivelmente a divisão de entretenimento e dispositivo da Microsoft, que inclui os negócios do Xbox 360, seja uma das mais seguras.

As demissões começarão uma semana antes da divulgação do relatório do segundo trimestre fiscal da Microsoft, agendado para 22 de janeiro.

A Microsoft é mais uma das companhias a sofrerem por conta da crise financeira mundial. Nos dois últimos trimestres do ano passado companhias como Turbine, Gearbox, Brash e Midway confirmaram o corte de sua força-tarefa, enquanto THQ e Electronic Arts fecharam vários de seus estúdios internos. A Free Radical foi uma das vítimas mais recentes dessa crise. (fonte: Final Boss)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Pure - Montado na diversão

Beleza extrema, controles simples e acrobacias absurdas fazem de jogo de quadriciclo o melhor já lançado

Os jogos de corrida de quadriciclo (ATV - all-terrain vehicle, em inglês - veículo para todo terreno) nunca foram muito divertidos. Alguns pecavam pelo visual pobre; outros pelos controles ruins. No Playstation 2, tivemos até alguns games de ATV um pouco melhores, mas nada que realmente merecesse uma nota acima da média. Quando Pure chegou à redação, peguei a caixa com certo desinteresse, já que parecia ser apenas mais um jogo de quadriciclo. Parecia! Foi só colocar o disco na bandeja do PC, aguardar a instalação e começar a jogar um dos títulos de corrida mais divertidos de 2008. Donos de Playstation 3 e Xbox 360 também podem garantir horas de puro entretenimento.


No primeiro momento, o que mais chama a atenção de Pure é o visual. Entre as 30 pistas disponíveis, os cenários são variados e cheios de vida, com muitos detalhes e efeitos de luz bem trabalhados. O jogador pode correr em regiões desérticas, montanhosas e em outras paisagens. A maioria delas traz mais de um caminho ao longo da pista, o que aumenta a variedade de trajetos a serem seguidos. Sempre antes da disputa, o piloto e o quadriciclo estão limpos. Porém, depois de algumas voltas, os dois estão cobertos por muita lama e poeira, valorizados pelo bom trabalho de texturas do game. A parte sonora também é boa, com sons e músicas adequadas para o jogo.


Passado o baque inicial causado pela beleza gráfica, a diversão começa a tomar conta do teclado ou joystick, graças também aos controles simples, precisos e fáceis de acostumar. Usar o freio é quase desnecessário, já que o objetivo maior é acelerar o tempo inteiro, especialmente antes das rampas, que levam o jogador pelos ares, permitindo manobras radicais e absurdas. Estas acrobacias estão divididas em quatro níveis: simples, intermediária, avançada e especial. Na primeira, por exemplo, o piloto “apenas” coloca parte do corpo e a perna para o lado durante um salto. Já na especial, que deve ser feita de preferência com velocidade mais alta e em rampas que permitem saltos mais altos, o personagem pode, por exemplo, dar uma impressionante cambalhota no ar sobre o ATV. A variação de acrobacias é muito grande e o exagero das manobras aumenta ainda mais a diversão. Para realizá-las, basta apertar o botão correspondente ao nível de dificuldade e mover o direcional para alguma das oito direções.

Categorias de jogo com a galera
Existem três modos de jogo. O mais simples e menos divertido é o Sprint, que tem como objetivo cruzar a linha de chegada o mais rápido possível, usando alta velocidade para vencer. As pistas são mais curtas e com poucos saltos. Já os outros dois modos garantem uma diversão muito maior. No Freestyle, o foco está em fazer manobras radicais. Ganha quem fizer mais pontos. Já o Race combina os outros dois modos, com alta velocidade das corridas, mas em circuitos maiores, e com um grande número de rampas, permitindo a realização das acrobacias espetaculares.

Outro ponto muito legal do game é que os três modos podem ser executados com até 16 jogadores simultâneos, seja off-line, ou, principalmente, on-line. Desafiar seus amigos (ou inimigos) pela internet (ou Xbox Live, no caso do Xbox 360; ou OS Network, do Playstation 3) aumenta ainda mais a diversão, fazendo o game durar mais tempo.

Pure tem ainda um modo impressionante de personalização. Ao completar as corridas da carreira, o jogador ganha novas partes para seu quadriciclo, que podem ser combinadas, criando veículos completamente novos e diferentes: alguns mais velozes; outros mais fáceis de guiar; outros com melhor aceleração. Tudo depende do gosto do jogador, que também pode alterar as cores de qualquer parte e colar adesivos no ATV. São mais de 65 mil combinações possíveis, permitindo ao jogador tornar único o seu “veículo para todo terreno”.

Mesmo com tantas possibilidades de customização, a boa variedade de pistas e o grande número de espetaculares manobras, depois de algumas horas de jogo, Pure se torna repetitivo. Além disso, falta ao game um modo para dois, três ou quatro jogadores com a tela dividida (na mesma TV ou monitor). Ainda assim, o título garante muitos momentos de “pure” diversão, graças ao seu conjunto, que agrada bastante.

Análise publicada no Estado de Minas e no Portal Uai.