sexta-feira, 26 de junho de 2009

Community Games da Xbox Live não é financeiramente viável

Binary Tweed, produtora de Clover, acredita que o mercado do canal Community Games da Xbox Live é muito pequeno para ser financeiramente viável e que a única utilidade do serviço é "prover conceitos". "É uma pena dizer que Clover não vendeu tantas cópias quanto esperávamos. Do jeito que está, apenas pelo Jogos de Comunidade, nós definitivamente não vamos reaver os custos", disse Daniel Jones, chefe do Binary Tweed ao Digital Spy.

"E o que mais frustra é que a recepção da crítica ao jogo foi boa", acrescentou ele. "O tamanho do mercado do XBLCG o impede de ser financeiramente viável, então eu só posso ver utilidade nele para a Binary Tweed como uma arena para prover conceitos".

Anunciado na GDC de 2008 e inaugurado em novembro do mesmo ano como parte da Nova Experiência Xbox, o Community Games permite que usuários e produtoras independentes façam jogos e sejam vendidos digitalmente pelo Mercado Xbox Live. Na ocasião, o brasileiro "TriLinea" foi um dos jogos demonstrados no período de testes do serviço.

Para ser um desenvolvedor oficial, o usuário deve ser membro da XNA Creators Club, cuja assinatura custa US$ 100 ao ano, baixar as ferramentas de produção (que são gratuitas) e colocar a mão na massa. Naturalmente, é preciso conhecimento especializado de programação e criação de objetos 3D, por exemplo.

Concluída a produção, o game deve submetido à avaliação. Os próprios membros do XNA Creators Club testam o game e analisa se não há irregularidades, como possuir conteúdos proibidos ou protegidos por diretos autorais. Passada esta fase, basta determinar o preço do seu game, entre 200 MS Points e 800 MS Points (entre US$ 2,50 e US$ 10) e o título será listado no Mercado Xbox Live. A Microsoft fica com 30% das vendas e o criador é pago em dinheiro, de acordo com a companhia.

Daniel argumenta que o canal se tornou uma aglutinação de aplicativos para Xbox 360 e que as pessoas não procuram jogos em suas visitas. "O problema é que o mercado do Community Games é muito pequeno", disse ele, "e as pessoas que compram títulos pelo serviço não parecem estar nem um pouco interessadas em jogos. "Na primeira semana do lançamento do Clover, o Top 10 dos títulos mais vendidos foi composto de oito aplicativos, RC-Airsim e um jogo educacional", comentou Daniels.

Clover, um jogo da iniciativa XNA Creators Club, combina ação de plataforma e quebra-cabeças em um estilo visual relembrando pinturas de aquarela. O jogador controla o órfão Sam, que após a morte de sua mãe precisa explorar o reino, conhecer as pessoas e investigar eventos relacionadas a este triste acontecimento em sua vida.

Clover custa 400 Microsoft Points (US$ 5) através do canal Community Games. (fonte: Final Boss)

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