sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Site diz que PS4 será mais poderoso que o Xbox 720

Em um novo round de rumores sobre os consoles da próxima geração, o site especialista em tecnologia Digital Foundry afirma ter ouvido vários detalhes do Playstation 4 através de "fontes confiáveis". O próximo console da Sony, conhecido pelo codinome Orbis, seria compacto e econômico, mas muito poderoso e tecnicamente superior ao novo Xbox.

A fonte do site diz que tanto o PS4 quanto o Xbox "720" teriam uma CPU de oito núcleos e 1,6 GHz, derivada da nova tecnologia Jaguar desenvolvida pela AMD. Esse processador seria de baixo consumo e destinado a laptops e tablets, oferecendo uma boa relação de poder X consumo de energia.

O console da Sony também teria a AMD como parceira para a GPU, que seria similar à Radeon 7970M. Essa unidade seria customizada com 18 núcleos e clock de 800 Mhz -- ligeiramente inferior ao modelo para PC. Um detalhe interessante é que a CPU e a GPU seriam embutidas em um único chip -- algo que é fisicamente possível dada a tecnologia de 28 nm e poderia representar uma economia para a Sony no processo de fabricação. A unidade também teria um módulo chamado "Compute" que permitiria à CPU aproveitar o processamento dos núcleos da GPU quando desejado.

A GPU do novo Xbox seria, ainda de acordo com o site, inferior à do PS4, mas poderia compensar a diferença com hardwares auxiliares destinados a funções específicas.

Analisando as configurações e o clock da CPU e GPU do Playstation 4, o site calcula e estima que haverá um decréscimo significativo no consumo de energia, caindo de 200 W do Playstation 3 original para 150 W, o que ajudaria a prevenir problemas de super-aquecimento no console e o famoso Anel Vermelho da Morte.

O Playstation 4 teria ainda 4 GB de RAM GDDR5, uma memória super rápida usada nas últimas placas de vídeo. 512 MB seriam destinados ao sistema operacional. Em comparação, o novo Xbox, chamado Durango, viria "quase certamente", nas palavras do site, com uma DDR3 bem mais lenta, porém teria 8 GB no total. "Volume de RAM seria um elemento chave a favor do Durango", escreveu o Digital Foundry.

O site também observa que a Sony estaria focando seus recursos em mais poder para jogos, enquanto a Microsoft teria se inspirado no sucesso da Nintendo e de seu Kinect para "chegar à conclusão que buscar o máximo em força bruta não é o caminho para vencer a próxima guerra dos consoles".

Rumores e o documento sobre o Xbox 720 vazado no ano passado indicam que a Microsoft irá focar no desenvolvimento da nova versão do Kinect para seu próximo console. A nova peça seria capaz de rastrear um ambiente com muito mais precisão e capturar os movimentos de várias pessoas diante da TV.

A aposta do mercado de video games é de anúncios do Playstation 4 e Xbox "720" antes da E3, em junho. É possível que novidades, ou um anúncio completo, venham já em março, durante a feira GDC. (fonte: Outerspace)

Nenhum comentário: