O relatório indica que o mês de novembro arrecadou 10% a mais que no mesmo período de 2007. As vendas domésticas de jogos, consoles e portáteis, e acessórios chegaram a US$ 2,91 bilhões no referido mês, e a US$ 16 bilhões em 2008.
A melhora é ainda mais impressionante levando em conta que, em novembro de 2008, foram considerados sete dias pós-Ação de Graças a menos que o relatório do ano passado. O período do final de novembro é um dos mais aquecidos do comércio dos Estados Unidos.
Veja o resumo do desempenho do mercado de games dos Estados Unidos em novembro de 2008 (as porcentagens indicam o crescimento em relação a novembro do ano passado):
Games | US$ 1,45 bilhão | 11% |
---|---|---|
Consoles e portáteis | US$ 1,21 bilhão | 10% |
Acessórios | US$ 255 milhões | 7% |
Total | US$ 2,91 bilhões | 10% |
Nintendo atropela concorrentes
Um dos principais responsáveis por esse excelente desempenho na indústria foi o Wii da Nintendo. Os analistas já vinham frisando, e o console realmente superou seu desempenho de 2007 em mais de 100%, vendendo 2,04 milhões de unidades em novembro. O Nintendo DS também foi uma plataforma muito procurada no período festivo, com 1,57 milhões de unidades.
Mesmo distante da Nintendo, a Microsoft conseguiu abrir vantagem sobre a concorrente direta Sony. Foram 836 mil unidades do Xbox 360 contra 378 mil unidades do PlayStation 3. O console de atual geração da companhia japonesa só conseguiu bater seu antecessor, o PlayStation 2 (206 mil), pois o PSP foi o quarto lugar no ranking, tendo vendido 421 mil.
Veja o ranking de consoles em novembro:
|
Guerras dominam ranking de jogos
No entanto, no setor de games, quem levou a melhor foi o Xbox 360: o título de tiro de ficção científica da Epic, Gears of War 2, foi o rei de novembro, com 1,56 milhão de cópias vendidas, a metade de tudo que o jogo vendeu no mundo - a Microsoft afirmou esta semana que o título havia chegado a três milhões. A versão para Xbox 360 de Call of Duty: World at War, o mais recente título da franquia de guerra da Activision ficou um pouco atrás: 1,41 milhão. Mas se somadas as 597 mil unidades da versão para PlayStation 3, o título passa dos dois milhões.
Mesmo sem ter lançamentos de peso recentemente, os produtos da Nintendo continuam desfilando entre os mais procurados: "Wii Fit", "Wii Play" e "Mario Kart Wii" ganharam as três posições seguintes. A versão para Wii de "Guitar Hero World Tour" e "Wii Music" surgem representando o gênero musical em novembro com vendas de 475 mil e 297 mil, respectivamente. Outros que mereceram destaque no mês passado nos Estados Unidos foram a versão para Xbox 360 de Left 4 Dead, com 410 mil unidades, e "Resistance 2", game de tiro em primeira pessoa exclusivo para PlayStation 3, com 385 mil.
Em seu relatório, o NPD Group não inclui jogos para PC, mas a analista Anita Frazier destacou que "World of Warcraft: Wrath of the Lich King" obteve excelentes vendas. "Nós estaríamos sendo negligentes se não apontássemos a força dos jogos para PC este mês, liderada pelo lançamento da recente expansão de 'World of Warcraft'", disse Frazier. "'Wrath of the Lich King' vendeu mais de 1,4 milhão em seu mês de estréia nas lojas nos Estados Unidos". Vale lembrar que mais de 2,8 milhões de cópias do jogo foram vendidas no mundo todo em apenas 24 horas.
Veja a lista dos dez jogos mais vendidos nos Estados Unidos em novembro:
|
(fonte: Uol Jogos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário