O produtor da Square Enix Hiromichi Tanaka confirmou ao site Eurogamer que a empresa não pretende mais lançar "Final Fantasy XIV" no Xbox 360. O motivo, segundo Hiromichi, é a estrutura fechada da rede online da Microsoft, o que acabou se tornado um empecilho ao lançamento do game no console.
"A Live é diferente do ambiente normal da internet, e como nós queríamos colocar o jogo em um ambiente semelhante ao do PC e PlayStation 3, esta acabou sendo a nossa escolha", comentou o produtor.
Hiromichi comenta que a Square Enix ainda tentou discutir uma solução com a Microsoft, mas a empresa se mostrou irredutível quanto às mudanças necessárias exigidas pela produtora, que no fim optou por desistir do lançamento do game para o Xbox 360.
Recentemente o presidente da Square Enix, Yôichi Wada, afirmou que a empresa está em busca de ambientes online que permitam diferentes modelos de negócio, provavelmente se referindo ao sistema de assinatura do jogo e a posterior venda de expansões.
Outro ponto fundamental é que toda e qualquer alteração feita nos jogos lançados para Xbox 360 precisam passar primeiro pelo controle interno da Microsoft, processo que muitas vezes acaba inviabilizando o lançamento de frequentes atualizações, algo comum em games online sem limite de jogadores como é "Final Fantasy XIV".
Recentemente o diretor geral da Valve, Gabe Newell, teceu um comentário bastante semelhante, expressando sua insatisfação com a rede online da Microsoft e o seu demorado e limitador processo de aprovação de atualizações e downloads extras para o usuário. Por outro lado, elogiou o PlayStation 3 durante a E3, que considera a plataforma mais aberta da geração, e anunciou Portal 2 para o videogame. (fonte: Uol Jogos)
Atualização
Final Fantasy IV ainda não foi totalmente descartado para Xbox 360. Segundo o site Joystiq, a Square Enix e a Microsoft ainda estão conversando sobre o game.
Nenhum comentário:
Postar um comentário