Demorou mas chegou. A rede Xbox Live, que a Microsoft sempre considerou "uma parte essencial da experiência do Xbox 360", finalmente ganhou suporte oficial no Brasil.
Agora, o usuário brasileiro pode assinar o serviço Ouro da Xbox Live ou comprar pontos pagando em reais, seja por cartão de crédito ou através de cartões pré-pagos.
Comprando on-line, o usuário brasileiro gasta R$ 89 por um ano de assinatura Ouro, que dá direito a partidas multiplayer online e outras vantagens.
A Live brasileira terá games para Live Arcade e Complementos de jogos, mas não conta, a princípio, com títulos de comunidade. O Jogos sob Demanda estará disponível, mas não venderá títulos do primeiro Xbox. Também não terá, por enquanto, músicas, filmes e séries de TV para baixar.
Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a Xbox Live no Brasil:
Quando será lançada a versão brasileira da Live?
10 de novembro.
Quais planos de assinatura estão previstas e quais os preços?
Comprando online, pela Xbox Live, os planos previstos são as assinaturas de um mês, três meses ou um ano. Já quem optar por cartões pré-pagos nas lojas, tem a opção de assinar por três meses ou um ano. Comparativamente, os cartões pré-pagos são mais caros, devido a impostos e margem de lucro.
Online
1 mês – R$ 15,00
3 meses – R$ 39,00
12 meses – R$ 89,00
Loja (Card)
3 meses – R$ 55,00
12 meses – R$ 129,00
E os preços dos créditos MS Points, que servem para comprar conteúdos da Live?
A pontuação dos cartões é diferente em relação aos Estados Unidos: no Brasil, serão vendidos cartões de 1.500 e 4.500 MS Points (nas compras online, as opções são 500, 1.000, 2.000 e 5.000 pontos). A mudança foi uma decisão da Microsoft Brasil baseada na média de consumo do brasileiro na Xbox Live. A empresa não descarta lançar outras opções de pontuação no futuro, caso sinta que há necessidade disso.
Online
500 pontos – R$ 12,50
1000 pontos – R$ 25,00
2000 pontos – R$ 50,00
5000 pontos – R$ 125,00
Loja (Card)
1500 pontos – R$ 49,00
4500 pontos – R$ 145,00
Quais meios de pagamento podem ser usados para assinar a Live brasileira (conta Ouro) e comprar conteúdo?
Cartão de crédito, para compras on-line, e os cartões pré-pagos, adquiridos no varejo.
Os cartões pré-pagos comprados nos Estados Unidos funcionam na Live brasileira?
O cartão de pontos adquirido nos Estados Unidos ou em qualquer outra região do globo não funcionará no Brasil.
Quais conteúdos estarão previstos na Live brasileira?
A Microsoft afirma que estarão disponíveis na Live nacional títulos para Live Arcade, demonstrações jogáveis e complemento de jogos (conteúdos adicionais por download), como músicas extras para "Guitar Hero" e "Rock Band".
Haverá também jogos sob demanda, um canal de venda de jogos por download, mas somente títulos para Xbox 360 estarão por aqui (ou seja, excluem-se games para o primeiro Xbox).
Os jogos de comunidade são um capítulo a parte: ainda não há previsão de tê-los, mas a Microsoft está trabalhando no assunto, até mesmo como forma de estimular a comunidade brasileira, que a empresa reconhece como sendo muito forte.
Por outro lado, não prevê músicas, filmes e séries de TV, e, dentro os serviços online, apenas o Messenger estará disponível. A companhia afirma já ter pedido integração com Twitter e Facebook, mas não estarão num primeiro momento.
Os preços dos conteúdos serão equivalentes aos praticados na Live dos EUA? Dê exemplos de preços.
O valor será proporcional àquele que foi adotado para a assinatura da Xbox Live - ou seja, R$ 89 para um valor que, reajustado recentemente, é de US$ 60. Não necessariamente será a conversão, mas um preço competitivo. A única preocupação da Microsoft é com o varejo, para que o preço praticado on-line não prejudique as vendas em lojas físicas.
O processo de aprovação dos jogos pelo Ministério da Justiça para classificação etária vai fazer com que jogos e conteúdos cheguem mais tarde ao Brasil (em comparação aos Estados Unidos)?
Não em relação aos jogos da própria Microsoft, que já se programa para evitar este tipo de transtorno. Porém, a empresa não se responsabiliza pelas "third parties" (publishers externas) e já comunicou-as quanto à necessidade de passar pelo processo e o tempo que isso envolve. De acordo com a Microsoft, não se trata de um processo complexo.
Quais as chances de desbloquearem os conteúdos que são bloqueados atualmente, como o tema Uplay de Assassin's Creed II e downloads de jogos com classificação etária M (acima de 17 anos) da ESRB?
Microsoft não soube responder.
Quem já tiver uma conta "americana" e migrar para o serviço nacional, como ficam o gamerscore, conquistas e créditos em MS Points e tempo restante de assinatura Ouro já adquiridos?
Informações como gamerscore e conquistas são transferidas para a conta nacional. O saldo de MS Points também é transferido, então, o que a Microsoft recomenda é usar todos os cartões pré-pagos estrangeiros que possuir, para depois fazer a migração. O tempo restante da assinatura Ouro fica valendo, ou seja, se o usuário ainda tiver seis meses para vencer a assinatura, esse período continua valendo depois da migração.
Os filmes, jogos e todo o conteúdo comprado com uma conta "estrangeira" serão mantidos na migração para a conta brasileira?
Os jogos já baixados, sim (num primeiro momento, não será possível refazer os downloads depois da migração). Mas a Microsoft não soube responder em relação aos filmes e músicas.
Haverá alguma penalidade para brasileiros que não quiserem migrar sua conta "estrangeira" para a localizada?
Não. Mas o usuário não pode contar com suporte técnico local ou eventuais recursos exclusivos, como avatares personalizados. (fonte: Uol Jogos)
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