quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Patente denuncia: próximo Xbox pode ter gravador de TV

Xbox 3, Xbox 720, NetBox… não importa como você o chame, muitos rumores estão circulando sobre o próximo console da Microsoft. Alguns dizem que ele será capaz de reproduzir imagens comparáveis ao filme Avatar, enquanto outros afirmam que ele vai se apoiar fortemente na arquitetura de nuvem. Mas o indício mais recente do que pode ser o futuro da Microsoft nos games aponta para a sua ambição crescente de fundir TV, filmes e jogos.

Em 27 de dezembro, o escritório de patentes dos Estados Unidos aprovou um documento da Microsoft que descreve um aparelho que serviria como console e gravador digital. A patente #8.083.593 descreve:

    Um aplicativo de gravador de vídeo digital (DVR) rodando ao lado de um componente de cliente de televisão permite aos usuários gravarem conteúdo de mídia no console de jogos. O aplicativo de DVR também é integrado com o menu do console. Uma vez integrado, os usuários podem gravar conteúdo enquanto jogam. Os usuários também podem gravar conteúdo quando o console está desligado. O conteúdo gravado pode incluir programas de televisão, experiências de jogo (seja local ou offline), música, DVDs, dentre outros. Com o estado de gravação ativado, os usuários ainda podem trocar entre vários outros modos de mídia, seja jogos, televisão, dentre outros.


Rumores de um aparelho nesse estilo existem desde 2007, quando a patente foi registrada originalmente e esperava-se que o ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, anunciasse algo com essas funcionalidades na CES daquele ano. A máquina seria capaz gravar vídeos enquanto a pessoa está jogando, e também seria capaz de gravar mesmo que a parte “videogame” estivesse desligada. Parece muito com a funcionalidade de “sleep mode” dos DVR disponíveis atualmente no mercado, mas com uma camada de videogame por cima.

A atualização mais recente do painel de controle faz com que o Xbox 360 torne-se uma central de streaming de mídia, com conteúdo de vários parceiros diferentes. Se a tecnologia e as aspirações dessa patente chegarem ao mercado, o foco no hardware de jogos da Microsoft vai mudar de streaming para gravação e armazenamento. Isso pode mexer com os donos do conteúdo, que provavelmente vão ficar mais “chatos” na hora de disponibilizarem sua programação ao vivo em vários dispositivos.

É claro que as ideias nessa patente podem levar anos para aparecerem no mundo real. Pode ser que, como acontece frequentemente, elas nunca se tornem realidade. Mas dado o esforço contínuo da Microsoft para transformar o Xbox em uma força dominante na sala de estar, acho que vamos ver algumas dessas funcionalidades assim que a empresa revelar o seu videogame da próxima geração. (fonte: Kotaku)

Um comentário:

r4 sdhc cards disse...

This is very nice news for the Xbox users that they can use the this game console as a TV recorder. I am really exited to use this.