sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Xbox 720 teria Blu-Ray, Kinect 2 e trava contra jogos usados, dizem fontes da indústria

Fontes da indústria disseram a nós, do Kotaku, que a Microsoft irá abandonar os DVDs e adotar os Blu-Rays como a tecnologia de discos padrão para o seu próximo Xbox, diminuindo a diferença para a rival Sony. Um Blu-Ray, a mídia física atualmente utilizada no PlayStation 3, consegue guardar entre 25 e 50 GB de dados, em comparação aos 9 GB de um DVD de dupla camada.

Mas essa mudança pode ser muito menos impactante para a próxima geração de consoles do que a informação, vinda de uma fonte confiável da indústria, de que a Microsoft pretende incorporar algum tipo de “sistema anti-jogos usados” em seu Xbox 720 (ou seja lá como vai ser chamado o novo console).

Não está claro se isso significa que o sistema não iria rodar jogos usados de maneira alguma ​​ou como ele iria funcionar. Abordagens óbvias, como ligar uma cópia de um jogo à uma conta específica na Xbox Live, poderiam ser facilmente frustradas por jogadores que mantém os seus consoles fora da rede. Mas isso é pura especulação da minha parte. Minha fonte não soube dizer como a Microsoft pretende implementar qualquer sistema anti-jogo na nova máquina.

Uma iniciativa contra jogos usados por parte da Microsoft seria, provavelmente, muito bem-vinda pelas produtoras de jogos que não se cansam de criar “passes online” e outros métodos mais sujos para lutar contra o mercado de jogos usados. Mas, obviamente, iria gerar a fúria dos consumidores que dependem do sistema de trocas e revendas para continuar jogando. Ou simplesmente entre aqueles amigos que querem emprestar uns jogos.

Uma fonte familiarizada com os planos da Microsoft para o novo Xbox também disse que a Microsoft planeja lançar seu novo Xbox com uma nova versão do seu sensor de movimentos Kinect. O Kinect novo teria um processador interno, uma característica originalmente planejada para o primeiro Kinect. Esse processador permitiria ao possível Kinect 2 detectar de forma mais eficaz os movimentos dos usuários.

E para fechar essa rodada de rumores saudáveis, também estou ouvindo dizer que a Microsoft está interessada em fazer um controle menor para o seu novo console. E não se esqueça de rever a rodada anterior, que afirmava que o próximo console da Microsoft será 6x mais rápido do que o atual. Mas também não se esqueça de atualizar esses rumores: eu ouvi que o console pode ser até 8x mais rápido, mas que nenhuma desenvolvedora recebeu um kit de desenvolvimento até agora – o que torna toda essa discussão meio inútil.

Na obrigatória resposta oficial da empresa, um representante da Microsoft nos enviou por email a seguinte declaração:

    “Como uma empresa inovadora, estamos sempre pensando no que está acontecendo ao nosso redor e em como podemos ultrapassar os limites da tecnologia, como fizemos com o Kinect. Acreditamos que a chave para o prolongamento da vida útil de um console não é apenas o seu hardware, mas também as experiências de jogos e entretenimento. Além disso, não comentamos sobre rumores ou especulações.”

“Xbox 720″ é o apelido que vem sendo dado ao próximo videogame da Microsoft. Não é, necessariamente, o nome oficial do videogame. Sites de tecnologia como o Semi Accurate e o Fudzilla publicaram que os chips do Xbox 720 já estão sendo produzidos, o que poderia indicar um lançamento do console já em 2013 – apesar de rumores anteriores, que apontavam 2014 como a data para os novos videogames de Sony e Microsoft.

Wii U, o próximo da Nintendo, chega ao mercado no final de 2012. (fonte: Kotaku)

Nenhum comentário: