quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Braid é o jogo de Xbox Live Arcade com maior nota nos sites

Braid é uma das mais gratificantes surpresas nessa ainda curta jornada do Xbox Live Arcade, o serviço da Microsoft para venda de jogos originais por download para Xbox 360. O título vem recebendo crítica positiva da mídia, com reviews recheados de elogios para esse prodígio.

De acordo com um post de Jonathan Blow, criador do game, no site oficial, Braid é atualmente o título de XBLA com maior nota em reviews, citando 92% do Metacritic e do Gamerankings, deixando os outros 150 jogos disponíveis no serviço para trás. No entanto, no fechamento dessa matéria, as notas haviam subido para 93% e 94%, respectivamente. Isso coloca o título como o 8º game de maior avaliação dentre todos de Xbox 360, logo atrás de Halo 3 (94%), de acordo com o Metacritic.

O produtor exalta o sucesso de seu título, afirmando que sempre acreditou que fosse possível para um game de menor custo competir de igual para igual com os monstros do orçamento. Ele também cita que se as produtoras menores parassem de fazer apenas clones dos jogos da PopCap e criassem produtos mais originais que fossem interessantes, diferentes e importantes para as pessoas, seu trabalho seria reconhecido.


Com relação às vendas, a produtora cita números oferecidos pelo VGChartz. Mais de 28,5 mil downloads do título foram efetuados desde o seu lançamento. Para ele, esses números são muito bons por uma série de razões. Primeiro, que o jogo está ganhando reconhecimento da crítica, e segundo que ele está sendo jogado por muitas pessoas. Ele agora quer saber se o título continuará vendendo bem após a chegada de
Bionic Commando: Rearmed, ou se as vendas cairão drasticamente. Vale lembrar que Braid é o título mais caro de Xbox Live Arcade, custando 1200 Microsoft Points (US$15) quando a maioria custa, em média, 800 MP (US$10).

O produtor agradece em seu site a todos que compraram uma cópia de Braid pelo suporte ao desenvolvimento experimental e independente de jogos, mesmo que para se tornar lucrativo, a companhia precise que muito mais cópias sejam vendidas. Se isso acontecer, eles já pensam em trazer uma continuação. Vale mencionar que o título está previsto para PC.

Manipulando tempo

Em Braid, dependendo das área visitadas, os elementos do cenário se comportam de forma diferente; às vezes é possível ''rebobinar'' o tempo, mas determinados objetos não são afetados pela mudança; em outras ocasiões, voltá-lo cria uma cópia de seu herói, ativa realidades paralelas, e aí por diante. A aventura é não-linear e concentrada na resolução destes estranhos quebra-cabeças temporais. Leia nossa resenha e descubra todos os pormenores de
Braid. (texto: Final Boss)

Nenhum comentário: