quinta-feira, 17 de julho de 2008

Final Fantasy XIII abre as portas para o Xbox no Japão

Shame Kim, da Microsoft, acredita que ao conseguir Final Fantasy XIII para os EUA e para Europa, seu console passa a chamar mais a atenção no Japão dos desenvolvedores locais. O anúncio que a Square-Enix estaria trazendo a popular série PlayStation para o Xbox 360 foi a revelação mais surpreendente da conferência da Microsoft na E3 - possivelmente a maior surpresa até agora - e embora o título em si não esteja planejado para o Xbox 360 nipônico, ainda sim a associação encoraja os produtores japoneses a considerarem o 360 como uma plataforma viável.

"O anúncio do Final Fantasy XIII trouxe alguns efeitos colaterais benéficos", disse Kim em entrevista nesta E3. "Quanto mais jogos dessa natureza, e Devil May Crys e Resident Evils, assegurarmos para o Xbox 360, mais abriremos as portas para nós no Japão, e teremos desenvolvedores de lá interessados no 360, então é um processo passo-a-passo".

Embora as vendas de hardware do Xbox 360 não tenham disparado no Japão, as equipes de desenvolvimento local e publishers - Square-Enix, Capcom - têm contribuído com títulos importantes para o Xbox 360, em troca ajudando-os a alcançar ainda mais os mercados ocidentais. "Pegue a Capcom como exemplo: eles tiveram uma chance conosco com Dead Rising e Lost Planet, e tiveram grande sucesso, com ambos os títulos vendendo mais de um milhão de unidades cada", acrescentou.

"Japão é obviamente é um mercado muito único para penetrar e ganhar suporte, mas eu acho que estamos fazendo um bom progresso com o que já realizamos no 360 até agora, e continuaremos a surpreender você".

Como noticiado ontem, Shane Kim pode estar satisfeito com o anúncio, mas em contrapartida Jeck Tretton, Presidente da SCEA, disse em uma mesa redonda que está muito "desapontado", com a decisão da Square-Enix de transformar seu Final Fantasy XIII em um multi-plataforma. "Eu acho que 'desapontado' é claramente um termo apropriado", disse ele a jornalistas presentes. "Eu acho que a Microsoft gastou a maior parte de seu dinheiro tentando bajuladno as third-parties", acrescentou ele. (texto: Final Boss, com edição)

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