A Microsoft anunciou que a iniciativa de distribuir digitalmente games feitos pela comunidade terá início no quarto trimestre do ano e divulgou detalhes do novo serviço. Revelado na GDC deste ano, o Community Games permite que usuários e produtoras independentes façam jogos e sejam vendidos digitalmente pelo Mercado Xbox Live. Na ocasião, o brasileiro "TriLinea" foi um dos jogos demonstrados no período de testes do serviço.
Para ser um desenvolvedor oficial, o usuário deve ser membro da XNA Creators Club, cuja assinatura custa US$ 100 ao ano, baixar as ferramentas de produção (que são gratuitas) e colocar a mão na massa. Naturalmente, é preciso conhecimento especializado de programação e criação de objetos 3D, por exemplo.
Concluída a produção, o game deve submetido à avaliação. Os próprios membros do XNA Creators Club testam o game e analisa se não há irregularidades, como possuir conteúdos proibidos ou protegidos por diretos autorais. Passada esta fase, basta determinar o preço do seu game, entre 200 MS Points e 800 MS Points (entre US$ 2,50 e US$ 10) e o título será listado no Mercado Xbox Live. A Microsoft fica com 30% das vendas e o criador é pago em dinheiro, de acordo com a companhia. O público potencial é de 12 milhões de pessoas, número de assinaturas da Xbox Live. (texto: Uol Jogos, com edição)
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