terça-feira, 15 de julho de 2008

Square-Enix fala de Final Fantasy XIII no X360 e mais em sua conferência

Em sua conferência pré-E3, representantes da Square-Enix - Shinji Hashimoto, executivo corporativo e Yoshinori Kitase - começaram com algo esperado: uma sessão de perguntas e respostas sobre Final Fantasy XIII, logo após o anúncio da versão Xbox 360 do jogo.

Eles revelam que comparando o hardware dos dois sistemas, decidiram por uma versão Xbox 360 do aguardado RPG. No entanto, a empresa não está se comprometendo a lançar outros jogos de seu acervo para o sistema, preferindo se concentrar na produção de Final Fantasy XIII.

A empresa não confirma quantos discos o game ocupará. A Square-Enix se diz ''pronta para começar'' o desenvolvimento do game; eles pretendem concluir a versão PS3 primeiro no Japão, e começar o processo de localização para os EUA e Europa, à medida que a produção da edição Xbox 360 progride. As versões PS3 e 360 sairão simultaneamente nos EUA e Europa, mas não no Japão.

A companhia pretende agilizar a tradução de forma que o game saia ao mesmo tempo nas duas regiões do Ocidente. Quando indagados se o game faria uso de algum sensor de movimento, responderam que não.

Infinite Undiscovery, outro RPG que a empresa publicará para o console da Microsoft poderá sair algum dia para o PS3 - mas a prioridade está na versão para o 360. Ainda sobre versões multiplataforma, a SE foi categórica e negou que Final Fantasy Versus XIII seja lançado em outra plataforma que não a da Sony.

Final Fantasy XIII está em desenvolvimento no engine 'Crystal Tools' - que já existia antes e foi usado para FFXI, feito para PC e PS2 - também usado para FF Versus XIII e o novo MMORPG - anteriormente, esse motor gráfico era chamado White Engine.

Quando perguntado sobre qual console dominará as vendas, Hashimoto esquivou da pergunta e disse que não sabe, e que declarações serão feitas depois de pesquisas de mercado. Por curiosidade, sobre a relação Square-Enix e Nintendo, surgiu a pergunta se Satoru Iwata, presidente da Nintendo poderia ter um anúncio-surpresa na conferência de amanhã: ''não faço idéia do que Iwata fará a seguir!'', foi o que ele respondeu.

Sobre as diferenças de jogabilidade entre FFXII e FFXIII, os executivos comentam que a atmosfera em geral e o andamento do game serão diferentes, mais chamativos e empolgantes. Para os fãs entrarem em um misto de pânico e empolgação, Hashimoto e Kitase confirmam que Final Fantasy VII é o capítulo favorito da série para eles.

Indagados se o estilo de luta apresentado em FFXIII foi inspirado nas seqüências de ação do longa-metragem de computação gráfica Final Fantasy VII: Advent Children, e se o mesmo traria mudanças ao sistema de jogo, Kitase diz que o foi como um "estímulo". Por fim, o jogo continua usando o esquema de combate ATB (Active Time Battle). (texto: Final Boss)


Nenhum comentário: