terça-feira, 1 de julho de 2008

Rock Band 2 será compatível com o original

As companhias Electronic Arts, MTV Games e Harmonix Music Systems anunciaram a produção de Rock Band 2, continuação do game musical lançado em 2007. O game chega primeiro ao Xbox 360, em setembro, para aparecer no PlayStation 3 mais no final do ano. Outras "plataformas relevantes" também receberão o game na mesma época.

Apesar de contar com instrumentos melhorados, Rock Band 2 será compatível com os controles do primeiro. Por ora, a Harmonix não anunciou quais melhorias estão planejadas para os instrumentos da continuação nem preço para um pacote contendo os acessórios. A companhia diz que pretende trabalhar com fabricantes de acessórios para aumentar a oferta de controles. "Como os instrumentos reais, queremos que os jogadores possam escolher quais instrumentos querem usar, e estamos expandindo as escolhas com Rock Band 2", afirma Dan Teasdale, designer-líder de Rock Band 2, ao site IGN. Outra possibilidade é ter acessórios extras, como pedais de efeito, tanto para a guitarra como para o microfone.

No caso do rival Guitar Hero World Tour da Activision, que está previsto para sair no final do ano, as melhorias incluem um sensor de toque no braço da guitarra, para fazer solos, "taps" e "slides", e uma bateria com três tambores e dois pratos, todos sensíveis à pressão. Os tambores são feitos de silicone, mais silenciosos e que imitam o "rebote" típico da bateria.

Compatibilidade
Os downloads adicionais também serão totalmente compatíveis. Todas as músicas extras lançadas para o original funcionarão no segundo game e, mesmo as canções saídas depois de Rock Band 2 podem ser usadas no original. A companhia afirma que o conteúdo pago para o game é um sucesso e que já vendeu mais de 15 milhões de downloads.

Teasdale não revela a trilha sonora da seqüência, mas afirma que é o "melhor setlist já visto num game musical". "Rock Band 2 será realmente a última palavra em experiência de rock e as pessoas acharão difícil voltar ao Rock Band original depois de jogar Rock Band 2 por alguns minutos", opina. Há possibilidade de ter múltiplos vocais desta vez e permitir que os instrumentistas também cantem.

O designer diz que a companhia ouviu as opiniões dos usuários e que todas as reclamações forma corrigidas na continuação. Uma delas refere-se ao modo de turnê mundial, que promete facilitar o gerenciamento da banda. Outra novidade é que será mais prático e rápido ter uma banda no modo multilplayer local, que é geralmente usada para ocasião de reuniões e festas. Também, haverá mais opções na hora de compor um "setlist" aleatório. Agora, podem-se excluir determinadas canções. No primeiro game, não era uma situação rara sua sessão ir por água abaixo quando apareciam, por exemplo, músicas do Metallica, que faz arrepiar os cabelos dos jogadores novatos.

Outra novidade no game é o modo de criação de músicas, que supostamente permite tanto editar a canção em si como distribuir as notas para que os usuários possam "jogar" a música. Haverá mais opções para personalizar os avatares.

Xbox 360 na frente
Sobre a exclusividade temporária para o Xbox 360, a Harmonix afirmou que a Microsoft foi uma grande parceira no lançamento do primeiro Rock Band, permitindo "funções mais avançadas" nos instrumentos de Rock Band 2 e ter mais compatibilidade. "É claro que nossa meta é fazer Rock Band 2 ser acessível para todos e estamos ansiosos para trazer Rock Band 2 para todas as plataformas relevantes mais para o fim do ano", conclui a companhia.

O game deve ser mostrado na E3, evento de games que acontece em Los Angeles entre 15 e 17 de julho. (texto: Uol Jogos, com edição)

Nenhum comentário: