A Microsoft anunciou sua receita para o trimestre entre outubro e dezembro de 2009. No geral, a companhia obteve um recorde de arrecadação de US$ 19,02 bilhões, um aumento de 14% com relação ao período anterior.
Os lucros líquidos foram de US$ 6,66 bilhões, atribuídos à rápida adoção do Windows 7 e às vendas aquecidas de PC.
O sucesso da corporação, porém, não se refletiu em sua divisão de dispositivos e entretenimento, a qual pertencem o Xbox 360 e o Zune. A receita do departamento caiu 11%, de US$ 3,26 bilhões para US$ 2,9 bilhões, com a arrecadação proveniente das vendas de jogos de Xbox 360 e PC caindo 12%.
Parte da razão por trás da queda foi o próprio Xbox 360, cujas vendas por unidade despencaram 13% para 5,2 milhões de consoles, apesar do corte do preço dos modelos Elite e Arcade, que agora custam US$ 300 e US$ 200 nos Estados Unidos, respectivamente.
A Microsoft também atribuiu aos ganhos menores a comparações anuais desfavoráveis, "por causa primeiramente do lançamento de dois jogos importantes no [último] trimestre do ano anterior". Embora não tenha citado quais, tais títulos foram Fable II e Gears of War 2, lançados em outubro e novembro de 2008. Os jogos mais significativos da Microsoft para o trimestre correspondente em 2009 foram Forza Motorsport 3 e Halo 3: ODST, embora este tenha chegado no final de setembro - mas suas vendas se mantiveram boas durante o trimestre.
Como de praxe, a Microsoft também alega que a "attach rate", ou proporção de jogos por console vendidos, do Xbox 360 é a maior da indústria com 8,8 jogos por console. No entanto, ela admitiu que esse valor caiu em uma comparação ano-a-ano por causa da mesma comparação desfavorável.
Custos e demografia online
Finalizando os dados de seu relatório financeiro, a empresa ofereceu alguns valores atualizados de sua plataforma. A companhia anunciou que baixou os custos de produção em 23%, economizando US$ 478 milhões no trimestre - boa parte disso proveniente do Xbox 360.
Esses dados foram de certa forma ofuscados pelo aumento no pagamento de royalties a parceiros de negócios da Xbox Live. Em contrapartida, houve um aumento na popularidade do serviço online do Xbox 360. Cerca de 23 milhões de pessoas se cadastraram na Xbox Live, um aumento anual de 35%, de acordo com a Microsoft. A companhia não informou, no entanto, quantos desses pagam por assinaturas Ouro da Xbox Live.
Logo após o relatório, Peter Klein, chefe de finanças da Microsoft, disse a analistas e investidores que a receita da divisão de dispositivos e entretenimento deve "seguir o resto da indústria de jogos, e a receita para o ano fiscal deve ser a mesma do ano anterior". Por fim, Klein disse que a companhia está ansiosa pelo lançamento do Project Natal, previsto para o final de 2010, mas não ofereceu nenhuma previsão do quanto o periférico com sensor de movimento afetará nas finanças da empresa. (fonte: Uol Jogos)
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