quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Universo Expandido: Gears of War vira heavy metal, livros e até jogo de tabuleiro

PABLO RAPHAEL - Uol Jogos

Gears of War, a trilogia da Epic Games que se tornou um dos carros-chefes do Xbox 360 e símbolo do motor gráfico Unreal Engine, é bem conhecida por seus personagens grandalhões, metralhadoras com serras elétricas e pelo estilo "rockstar" de seu criador, Cliff Bleszinski.

A série também marca presença em outras mídias, que expandem as aventuras de Marcus Fênix, Dominc Santiago e sua trupe e também aprofundam a história por trás dos games. Até mesmo um jogo de tabuleiro reproduz a experiência do videogame, com direito a ação cooperativa e ao uso de cobertura, marcas registradas de Gears of War.

Com seu estilo visual arrojado e futurista, Gears of War também faz sucesso entre os cosplayers e, com a participação de personagens femininas como Anya Stroud, em Gears of War 3, é de se esperar que os fuzileiros COG marquem presença ainda maior nos eventos de games pelo mundo. Os jogadores e fãs, é claro, agradecem.

LIVROS
Os romances de Gears of War cobrem o período de tempo que não é mostrado nos jogos: "Aspho Fields" leva o leitor ao passado de Marcus e Dom. No primeiro Gears of War, Anthony Carmine faz uma citação sobre a batalha de Aspho Fields quando descobre quem é Marcus Fênix. Já em "Jacinto's Remnant", Marcus e seus colegas tentam proteger os sobreviventes da última cidade da Coalisão contra os Locust e, pior ainda, outros humanos.

"Anvil Gate", o terceiro livro da saga, traz a invasão dos Lambent, espécie modificada de Locust, à superfície do planeta Sera. É justamente contra esses monstros que Gears of War 3 acontece, mas somente depois da trama de "Coalition's End", o 4º volume da série, que explica o que houve com o governo de Sera e porque os Gears atuam por conta própria no game.

Os livros de Gears of War costumam seguir por 2 arcos de história, um que acompanha os eventos dos jogos e outro ambientado muitos anos antes, envolvendo acontecimentos que são citados nos jogos.

Para quem quer saber mais sobre o universo de "Gears" e curte uma boa ficção, vale procurar pelos livros, mas fica o aviso: por enquanto, os romances não estão disponíveis em português.

HQs
Publicada pela Wildstorm em colaboração com a Epic Games, os quadrinhos de Gears of War é uma série em andamento que já teve 3 arcos de histórias e também algumas edições com tramas fechadas.

Os quadrinhos de "Gears" tentam preencher as lacunas entre os eventos dos jogos e o que é narrados nos livros. Um detalhe curioso é que a revista introduz novos personagens, como o recruta Jace Stratton. O arco "Dirty Little Secrets", em especial, detalha a vida dos Gears durante o período entre a queda de Jacinto e Gears of War 3.

As edições fechadas costumam se concentrar em personagens específicos, como Tai Kaliso, de Gears of War 2. Nos quadrinhos, o leitor conhece seu passado, descobre como o brucutu tatuado entrou para o grupo e acompanha a tortura que Tai sofreu nas mãos dos Locust.

Em inglês, os quadrinhos de Gears of War podem ser encontrados em lojas especializadas e na App Store norte-americana, mas em breve devem chegar ao Brasil, traduzidos para o português, pela editora Panini.

TABULEIRO
Criado por Corey Konieczka e publicado pela Fantasy Flight Games, o jogo de tabuleiro de Gears of War é bem diferente de outros produtos do gênero: não é uma versão de "Risk" pintada com o tema do videogame e sim um jogo desenvolvido para simular as batalhas mais emocionantes dos 2 primeiros Gears of War.

Até 4 jogadores assumem o controle dos heróis e trabalham juntos para completar missões no tabuleiro, lutando contra um criativo sistema de jogo. Os cenários são construidos de forma randômica e os jogadores podem usar cobertura, atirar ou golpear os Locust de perto, com as infames Lancers, entre outras opções.

Com visual caprichado, peças grandes e detalhadas, "Gears of War: The Board Game" pode ser uma ótima variação para as partidas cooperativas com os amigos, dessa vez na mesa da cozinha ou no meio da sala de estar.

MÚSICA
Entre os milhões de fãs de Gears of War, o cantor e ator norte-americano Ice T é, sem dúvida, um dos mais conhecidos.

O artista, que faz sucesso entre os jogadores falando de games no Twitter, até participou da apresentação de Gears of War 3 na E3 desse ano, ao lado de Cliff Bleszinski, criador do game, e tocou na festa do jogo, em Los Angeles.

A relação de Ice T com a série resultou em "Five Against All", música inédita do Body Count, gravada para o terceiro jogo.  Ice T também participa do jogo como dublador de Griffin, personagem com visual inspirado nele mesmo, é claro.

Outra banda que se inspirou nos games da Epic foi o Megadeth. Em seu álbum "United Abominations", de 2006, você pode ouvir a faixa Gears of War. O cantor Dave Mustaine, vocalista da banda de heavy metal, em entrevista ao Major Nelson, diretor de conteúdo da Xbox Live, confirmou que a música foi composta depois de jogar o primeiro "Gears". (fonte: Uol Jogos)


Nenhum comentário: