terça-feira, 16 de setembro de 2008

Microsoft: ''Nós vamos sempre ganhar dos títulos 'first-party' da Sony''

Partindo para uma guerra de palavras antes do Natal que se aproxima, a Microsoft declarou que é divertido enfrentar cara-a-cara os produtos rivais da Sony. Em entrevista ao site GamesIndustry.biz, Phil Spencer, chefe da Microsoft Games Studios, argumentou que para ele a publicação de jogos first-party sempre esteve relacionada a exclusividades, e ele está confiante que seus títulos possam superar qualquer coisa que os rivais na Sony venham a lançar. First-Party é um termo usado para uma produtora de jogos exclusivos de um console que pertence à fabricante deste sistema - como exemplos podemos citar a Intelligent Systems (Nintendo), a Polyphony Digital (Sony) e a Rare (Microsoft).

"Vamos começar do início de ambos os consoles - PlayStation 3 e Xbox 360 - qual 'first party' teve sucesso em sua própria plataforma? Nós temos Gears, Halo, Forza, e estamos continuando a investir em propriedades intelectuais existentes enquanto trazemos novas para o mercado. Eu coloco frente a frente com os 'first party' da Sony a qualquer hora", desafiou Spencer.

Apesar do fechamento e da venda de estúdios internos de desenvolvimento nos últimos anos como Indie Built (2004), Digital Anvil (2006), FASA Interactive (2007), da perda da Bungie (que se tornou independente em 2007) e do pendente fim da Ensemble Studoios (assim que terminar Halo Wars), Spencer diz que a companhia gastou o tempo necessário construindo franquias, permitindo que anualmente alguns produtos "AAA" exclusivos sejam lançados a cada Natal.

"Quando você está falando sobre algo como Ensemble, somos nós construindo aquela linha de franquias que você tem visto vir para o mercado nos últimos três Natais. Eu me lembro na última E3, as pessoas olhando para nosso line-up e dizendo que tínhamos um line-up muito forte - Mass Effect e tudo que ia sair - mas e quanto ao Natal seguinte?

"Então, eu estava na E3 e passei por 'Too Human', 'Viva Pinata', 'Banjo', 'Fable', 'Lips', 'Gears of War', 'Scene It' - tudo isso antes do Natal - e então 'Halo Wars'. E a imprensa está dizendo a mesma coisa, que temos um Natal incrivelmente forte com relação à concorrência, dizendo que vamos vercer esse ano em termos de conteúdo... mas e qnautno ao próximo Natal?"

E continuou: "E estou confiante no próximo Natal também, que vamos chegar na próxima E3 ou no tempo certo, e vamos mostrar um line-up que vai continuar a vencer. Nós falamos sobre nossos jogos quando compreendemos o que eles são. Eu não vou colocar um quadro de avisos em um estande e dizer, "Garoto, eu espero que você compre esse jogo quando ele for lançado e quando eu souber o que ele é..."

Spencer acredita que a imprensa está favorável ao line-up de títulos da Microsoft, assim como os consumidores que compram o jogo, e está feliz de comparar notas de análises ou outras medidas quaisquer contra o portfolio da Sony.

"Falamos sobre jogos quando você sabe o que são, quando você pode garantir a qualidade aos consmuidores, e vamos dizer quando eles serão lançados - eu acho que os consumidores querem isso. Mas nos alinhe contra os first-party da Sony - eu amo essa comparação. Média de notas, sucessos exclusivos até agora, você escolhe a medida e então podemos falar sobre isso", disse ele. (texto: Final Boss)

Nenhum comentário: