O Xbox 360 já foi o líder dessa geração de consoles. Após passar 12 meses sendo o único de sua era no mercado e de ainda desfrutar vários meses na frente da concorrência, o console acabou sendo ultrapassado pelo Nintendo Wii nas duas regiões onde sua presença é mais forte: EUA e Europa. Para piorar a situação, houve meses que em que seu rival "Next Gen", o PlayStation 3, igualou as vendas mensais e até o superou.
No entanto, os dados mais recentes da Microsoft colocam o console novamente à frente do concorrente da Sony, declarando que o Xbox 360 chegou a seis milhões de unidades vendidas na Europa. Em maio deste ano, a Sony divulgou que seu sistema havia ultrapassado a simbólica marca de 5 milhões, e que havia deixado o rival para trás. Mas os novos dados colocam em cheque a afirmação da Sony.
A Microsoft recentemente baixou o preço do Xbox 360 na Europa, trazendo para £129.99 / €179.99 o preço do Xbox 360 Arcade, enquanto que o modelo Pro (com HD de 60GB) passou a custar £169.99 / €239.99 para os consumidores, e o Elite (com HD de 120GB), £229.99 / €299.99.
A empresa alega que o corte no preço, juntamente com os jogos para o público em geral como Lips e Scene It?, irão preparar o caminho para uma temporada de fim de ano com recorde de vendas na região. "Estamos apoiando esse impulso colocando um alto investimento em uma campanha promocional na Europa, começando esta semana, que mostra como o Xbox 360 está mudando a maneira com que os consumidores experimentam o entretenimento", disse Chris Lewis, Vice-Presidente da Divisão de Entretenimento Interativo na Microsoft, EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Com esses números o Xbox 360 bateu a marca de 20 milhões de unidades, mas ainda não foi o suficiente para superar a primeira geração do Xbox, que terminou seu ciclo com 24 milhões de unidades.
Japão, o "X" da Questão
Embora os lados (Microsoft e Sony) estejam equiparados no Ocidente, no Oriente as coisas nunca foram boas para nenhuma das duas plataformas da Microsoft. O finado Xbox viveu dias ruins no país, e o desempenho do seu sucessor não começou muito diferente. A Microsoft nunca disse que reinaria absoluta no pais, no entanto, vem nos últimos anos tentando de várias formas melhorar a maneira como os japoneses enxergam seu produto, oferecendo conteúdo mais voltado para os padrões de gosto dos nipônicos.
Assim nasceram parcerias com várias empresas locais como a Mistwalker, que trouxe Blue Dragon e Lost Odyssey exclusivamente para o console. Houve uma tímida resposta nas vendas do Xbox 360 quando ambos chegaram ao mercado, mas os rivais continuaram com uma vantagem confortável na região. "Nós acreditamos que o lançamento de grandes RPGs para o Xbox 360 no Japão seja uma parte importante da estrada para o sucesso por aqui. Entretanto, não é tudo. O centro da unidade Xbox 360 é feito de três elementos: grandes títulos, o melhor serviço online e hardware acessível. Agora que temos todos os três elementos firmemente no lugar, acreditamos que os consumidores japoneses verão o que temos a oferecer e concordarão que é a melhor opção disponível", disse Takashi Sensui, ex-chefe do Xbox no Japão.
A estratégia, porém, começou a render frutos mais recentemente. As vendas do console, que costumavam oscilar próximas das 5 mil unidades, ganhou força com o lançamento de Tales of Vesperia, RPG exclusivo da Namco Bandai, que estreou em quarto lugar durante sua semana de lançamento. Segundo a Media Create - empresa de referência na apuração de venda de jogos e consoles no território nipônico - mais de 108 mil cópias do jogo foram vendidas durante a semana que terminou em 10 de agosto. Na mesma semana, 25 mil unidades do console foram vendidas, contra 10 mil do PlayStation 3.
"O recente lançamento de Tales of Vesperia foi um verdadeiro catalisador para as vendas do console, e para poder trazermos mais jogadores de um segmento maior de consumidores para o Xbxo 360, precisamos tornar o fortalecimento de nosso lineup de RPG uma prioridade", disse Sensui, que agora é gerente-geral da divisão de entretenimento doméstico da Microsoft no Japão. Lamentavelmente, a companhia não conseguiu prever tamanho sucesso do título e agora o console se encontra indisponível em várias lojas do país. Desde então, a empresa trabalhou "duro para assegurar que haja uma suprimento contínuo e suficiente de Xbox 360 no Japão".
Com o console novamente em estoque nas lojas, o lançamento de Infinite Undiscovery, segundo dados da publicadora da revista Famitsu, a Enterbrain, o fez superar mais uma vez o PlayStation 3 em uma proporção de 3,5:1 e não apenas isso: ele também conseguiu passar, pela primeira vez, o Wii na região em 1.500 unidades. No entanto, o encarte da Media Create constrasta com o da Enterbrain, colocando o Wii à frente do Xbox 360 por exatamente 1.500 unidades. Seja lá qual for o levantamento mais próximo da realidade, o fato é que o corte no preço do Xbox 360 e a oferta de RPGs exclusivos para o sistema vem aos poucos mudando o rumo do console no país. Sensui acredita que as vendas do Xbox 360 continuem competitivas com os rivais por mais tempo, e disse que a empresa está querendo chegar a um milhão de unidades no país o mais rápido possível - segundo a Enterbrain, as vendas totais do Xbox 360 estavam em 717.275 unidades na semana passada.
"As vendas tem sido acima da média no Japão recentemente e pretendemos trabalhar duro para mantermos esse impulso através da temporada de vendas de fim de ano", disse ele. "Como uma meta inicial, gostaríamos de bater a marca de um milhão de unidades o mais rápido possível, e continuamos a trabalhar pesado para chegar a essa marca e além". Para concluir esses objetivo e mais, os jogos terão um papel crucial, em particular o lineup de RPGs exclusivos e importantes do Xbox 360, mas isso não inclui Final Fantasy XIII no Japão, em princípio.
"O recente lançamento de Infinite Undiscovery em 11 de setembro colocou as vendas acima de 90 mil unidades na semana de 8 a 14 de setembro de acordo com o Media Create, colocando-o como o terceiro jogo mais vendido do Japão naquele período. As vendas de console também ultrapassaram as do Wii pela primeira vez, segundo dados da Enterbrain para a mesma semana", disse Sensui. "Nós temos as mesmas grandes esperanças para o lançamento dos próximos RPGs como The Last Remnant, Star Ocean 4: The Last Hope e Fable II. Entretanto, não temos planos de lançar Final Fantasy XIII no Japão".
Embora o console não tenha muita chance de superar os seus concorrentes no Japão em vendas gerais, está claro como a água que a Microsoft tem feito um grande esforço para melhorar a figura de sua paltaforma na região. Não fiquem surpresos, então, se a companhia fizer grandes anúncios focados no público japonês durante a Tokyo Game Show, que será realizada de 8 a 12 de outubro. (texto: Final Boss)
Nenhum comentário:
Postar um comentário