quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Xbox 360 nacional: EU APOIO!

Atualização (27/08/2009)
E não é que a Microsoft do Brasil reduziu o preço do Xbox 360 exatamente para o valor que eu sugeri e antes do que eu esperava? A partir de amanhã (28/08) o kit nacional deixará de custar os absurdos R$ 2.399 para valer os ainda caros (mas melhores) R$ 1.799 - o valor mais baixo da história do console no país. O pacote brasileiro ainda é o mesmo (continua com HD de 60 GB, cabo HDMI, um controle sem fio, um controle remoto de DVD, uma cópia de Too Human e outra de Project Gotham Racing 4), mas a redução de R$ 600 é muito bem-vinda.

Atualização (26/08/2009)

Estamos com a economia nacional mais estabilizada e, há algum tempo, estamos com o dólar abaixo de R$ 1,90. Some a isso o fato do Xbox 360 ter um novo valor nos EUA, US$ 100 mais barato. Já está mais do que na hora
da Microsoft abaixar o preço do Kit Nacional do Xbox 360 novamente, ainda mais porque, muito por causa do preço salgado, está complicado encontrar o console em algumas lojas, como Americanas e Submarino. Além disso, um novo kit brasileiro seria muito bem-vindo (especialmente sem o Too Human). Minha sugestão, já para o dia das crianças (outubro), é: um pacote com Xbox 360 (placa Jasper), um controle sem fio, HD de 120 GB, cabo HDMI (e componente) e uma cópia de Halo 3 por R$ 1.799 - com garantia de três anos. Esse conjunto seria realmente bom para o mercado nacional e estimularia a venda do console por aqui.

Atualização (16/11/2008)

Mesmo com a alta do dólar, que elevou o preço do Kit Nacional do Xbox 360 para salgados R$ 2.399, ainda acho mais vantajoso comprá-lo no Brasil. Como, infelizmente, o índice de problemas técnicos com o console ainda é alto (apenas os aparelhos mais novos, com as placas mais recentes são realmente confiáveis), e nós sempre recebemos no Brasil os Xbox 360 mais atrasados em relação aos EUA (versões de hardware mais antigas), a garantia por aqui compensa a diferença de preço. Mas, como o valor está consideravelmente mais alto, a sugestão é parcelar a compra. Lembre-se: R$ 2.399 por três anos de garantia, sendo um ano total e mais dois para as malditas três luzes vermelhas. Acho que compensa, principalmente se você for jogar online via Xbox Live, sem destravar o console para jogos piratas.


Xbox 360 nacional: EU APOIO!

Muitas pessoas ficam na dúvida entre comprar o Xbox 360 brasileiro e o norte-americano. Isso acontece por causa da grande diferença de preços entre os aparelhos. Enquanto na terra do Tio Sam o console pode ser encontrado em três versões diferentes, que variam entre US$ 199,99 e US$ 399,99, no Brasil ele é vendido num pacote fechado por R$ 1.899. Vejam um pequeno comparativo de preços:

EUA
  • Xbox 360 Arcade - US$ 199,99 = R$ R$ 317,98 (dólar a 1,59) e R$ 489,97 (dólar a 2,45)
  • Xbox 360 Pro - US$ 299,99 = R$ R$ 476,98 (dólar a 1,59) e R$ 734,97 (dólar a 2,45)
  • Xbox 360 Elite - US$ 399,99 = R$ R$ 635,98 (dólar a 1,59) e R$ 979,97 (dólar a 2,45)
Brasil
Só para lembrar, a versão Arcade não tem HD, cabo de rede, cabo componente e headset. Os arquivos são armazenados num cartão de memória com apenas 256 megas de capacidade. A versão Pro vem equipada com um HD de 60 GB, headset, cabo de rede e cabo componente. Já a versão topo de linha Elite tem todos os itens da Pro, mas com um HD de 120 GB e um cabo HDMI incluído, além do fato do console ser preto.

A versão brasileira é baseada na Pro americana, mas com um detalhe da Elite: o Xbox 360 nacional vem com um HD de 60 GB e com um cabo HDMI. O kit também é composto pelos games Too Human e Project Gotham Racing 4, cabo de rede e pelo controle remoto multimídia - para ajudar na exibição de filmes em DVD (área 4) e na conexão do console com o PC. Realmente o preço de R$ 1.899 é salgado, mas podemos analisá-lo de três formas mais animadoras. A primeira delas é o fato do preço não ser mais os absurdos R$ 2.999 cobrados inicialmente pelo console. A queda de R$ 1.100 é considerável.

A segunda forma é a garantia. O Xbox 360 brasileiro tem um ano de garantia completa, mais dois anos de garantia contra as três luzes vermelhas (3RL). Se você comprar seu Xbox 360 no mercado paralelo, você não terá essa garantia. A terceira e última é a assistência técnica no Brasil para os consoles nacionais. Embora a assistência não pareça ter muita eficiência, é muito importante saber que a Microsoft e suas autorizadas estão por trás do Xbox por aqui.

Pense: atualmente, o Xbox 360 está sendo vendido com a placa Jasper que, teoricamente, está livre das três luzes vermelhas. O console nacional já tem essa placa. Mas se você, por algum motivo, tiver problemas com o aparelho, a sua garantia vai resolver a questão. Se não resolver, a assistência técnica poderá ajudar. Assim você não cria dores de cabeça com a situação. Além disso, você não vai precisar enviar o seu aparelho para os EUA, por exemplo, para usufruir da garantia norte-americana. Se o seu Xbox 360 não for dos Estados Unidos, a situação fica ainda mais complicada.

Estou no meu terceiro Xbox 360 e todos eles deram problema. Meu primeiro sofreu com as três luzes vermelhas. Entrei em contato com a Microsoft dos EUA e, depois de dois meses de conversas e interurbanos, enviei o aparelho para lá. Passados 30 dias praticamente sem notícias, fiquei sabendo que o meu console estava retido em São Paulo pela receita federal. Depois de pagar mais de R$ 200 de impostos, sem contar o preço do envio (Brasil -> EUA / EUA -> Brasil), meu Xbox 360, mesmo na caixa adequada, sofreu um bocado durante o transporte, já que os responsáveis não têm nenhum tipo cuidado.

Por causa disso, o novo Xbox 360 que recebi da MS chegou com defeito, arranhando os discos. Conversei com uma assistência técnica oficial que me disse que não poderia fazer nada para me ajudar. No mercado paralelo, acabei conseguindo trocar o drive de DVD por R$ 250. Resultado: o problema quase acabou, jé que o meu 360 ainda arranha alguns jogos, como Test Drive Unlimited, Saints Row e GTA IV.

Para ficar livre dos problemas, já que a versão brasileira do Xbox 360 ainda era cara demais (R$2.999) e não estava livre das 3RL (além de não ter, na época, entrada HDMI), acabei comprando
um Xbox 360 Elite. Porém, depois de 13 meses de uso, o console resolveu me "presentear" com três luzes vermelhas. Resultado: estou sem o console para jogar.

Então, pelas três principais razões que citei acima e por ter vivido experiências muito felizes mas pouco duradouras, eu apoio de verdade o Xbox 360 brasileiro! Quem estiver com dúvidas, não pense duas vezes: parcele ou compre a vista o Xbox 360 nacional, pois só assim você terá garantia completa para curtir o seu Xbox 360 com total tranquilidade!

4 comentários:

Anônimo disse...

Dito e feito! Pelos mesmos motivos (menos os problemas citados) comprei um Xbox 360 nacional! Eu também apoio o Kit!

Anônimo disse...

360 brazuca na cabeça!

Anônimo disse...

Brazuca na cabeça mesmo!!! Comprei um kit nacional, meu console deu problema e a Microsoft trocou para mim em menos de 15 dias para mim. Sem qualquer burocrácia e chateação. É mais caro, mas o investimento vale a pena!!!

denis disse...

comprei um xbox 360 nacional mil vezes melhor e sem chateamento na hora de alguma duvida ou suporte ou venda de acessorios