quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Peter Moore diz que Microsoft queria comprar a Nintendo

Peter Moore é um figurão bastante rodado na indústria. Ele já foi presidente da Sega of America no lançamento do Dreamcast, Vice-Presidente na Microsoft desde meados do ciclo do primeiro Xbox e atualmente é Presidente da EA Sports. Moore compartilhou algumas de suas experiências recentemente com Keith Stuart, blogger de tecnologia do jornal inglês The Guardian, que publicou resumos de sua conversa em várias partes.

Em uma dessas partes, Moore fala sobre sua entrada na Microsoft. Ele disse que, ao se encontrar com Steve Ballmer antes de assumir o cargo, a discussão dos dois era sobre adquirir a rival Nintendo, mesmo sendo o principal objetivo aniquilar a Sony.

"Essas foram as conversações naqueles dias", disse Moore. "Foi uma clássica conversa de 'construa ou compre'. O Xbox foi lançado, mas era uma agressiva caixa preta para shooters, e como nós evoluiríamos isso, como contruiríamos o próximo Xbox, como iríamos atrás da Sony?"

Curiosamente, nem todos na Microsoft estavam satisfeitos com a entrada da companhia no ramos dos consoles. Embora a maioria tenha apoiado, Moore disse, "havia um minoria audível que descordava que os videogames eram uma fenômeno cultural - o conteúdo que estávamos criando - nós fizemos jogos para adultos, permitimos que GTA fosse publicado na plataforma e não tivemos problemas com isso..."

Apesar disso, nem todo conteúdo que a Microsoft buscava era para adultos. A companhia também colocou alguns de seus recursos em jogos como Viva Piñata, criado pelo estúdio Rare, adquirido da Nintendo. O jogo teve o apoio de um programa de televisão para crianças. No entanto, Moore confessou que nem jogo nem a compra da Rare foram recompensadores.

"Estávamos tentando todos os tipos de coisas clássicas da Rare, e infelizmente eu acho que a indústria ignorou a Rare", disse Moore. "É uma declaração forte, mas no que eles eram fortes, os novos consumidores não se importavam mais. E foi difícil porque eles estavam tentando com muito afinco - Chris e Tim Stamper ainda estavam lá - experimentando e recriando a glória dos anos da Rare, que é a razão para a Microsoft ter pago tanto dinheiro por ela, e eu gastei muito tempo pegando um trem para Twycross para me encontrar com eles. Grandes caras. Mas suas habilidades eram de um tempo e lugar diferentes e não se aplicavam mais no mercado de hoje".

Voltando ao primeiro grande momento de Moore na indústria, ele falou sobre o Sega Dreamcast, e como ele sofreu uma morte indigna menos de dois anos após o seu lançamento. "Nós tivemos 18 anos tremendos", disse ele. "O Dreamcast estava em chamas; realmente pensamos que conseguiríamos. Mas então recebemos uma meta do Japão - e eu não me lembro os números certos - mas tínhamos que fazer N centenas de milhões de dólares durante o Natal e enviarmos N milhões de unidades de hardware, de outra forma não poderíamos sustentar mais o negócio. Então, no dia 31 de janeiro de 2001, nós dissemos que a Sega estava abandonando o hardware. De alguma forma, eu tive que dar esse aviso, não os japoneses. Eu tive que demitir muitas pessoas; não foi um dia muito agradável". (tfoto: Joystiq / texto: Final Boss)

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