De acordo com um alto figurão da Nintendo, que não quis se identificar, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, teve a chance de adquirir a tecnologia que se tornou o Project Natal.
Em entrevista ao site Computer & Videogames, o informante admitiu que Iwata desistiu por não acreditar que conseguiria lançar a um preço acessível para o mercado em massa.
Em 2007, a firma israelense 3DV Systems mostrou à Nintendo uma demonstração preliminar da tecnologia a Iwata e outros executivos de alto escalão da companhia japonesa.
Apesar de ter ficado impressionado com o protótipo, Iwata acabou não fechando negócio. Isso acabou permitindo que a Microsoft adquirisse companhia e sua tecnologia. Isso de certa forma confirma o envolvimento da 3DV na criação do Natal, uma dúvida que a Microsoft nunca esclareceu.
"O senhor Iwata investe apenas em algo que ele possa garantir que vai funcionar para a audiência da Nintendo", disse a fonte anônima. "A 3DV mostrou uma câmera que detectava movimento em 3D, e tinha reconhecimento de voz - mas Iwata não ficou convencido de que poderia vender a um nível de preço que a Nintendo está acostumada.
Ele também mostrou preocupação a respeito da latência [tempo decorrido entre a ação e o reconhecimento efetivo do comando] durante o jogo". Sites como o Games Industry afirmam que o "lag" do Natal é de cem milissegundos, o que é suficiente para atrapalhar a resposta aos comandos, principalmente em jogos de ação.
Foi na E3 2009 que a Microsoft apresentou pela primeira vez o Project Natal, em uma apresentação feita por Peter Molyneux e seu projeto especial para o periférico, "Milo".
Projeto sofisticado
"Honestamente - eu ouvi Iwata descrever o protótipo que ele viu na íntegra, e é definitivamente o Natal", acrescentou a fonte. "O que vimos na E3 era menor e o sistema de reconhecimento facial havia sido melhorado, mas é a mesma tecnologia. Continuamos não acreditando que o Natal ofereça elementos mais sofisticados do que a Microsoft está prometendo pelo preço que eles almejam".
Os comentários do executivo, embora ofereçam mais detalhes sobre a experiência da Nintendo com a tecnologia em questão, ecoam com uma declaração de Shigeru Miyamoto. O game designer da Nintendo admitiu no ano passado que "esse tipo de tecnologia de câmera com sensor de movimento está disponível há algum tempo. No final, nós decidimos não tirarmos vantagem do que ela pode fazer".
Até o momento não há confirmação do preço para o Natal. Especula-se que o periférico chegue às lojas por US$ 50, mas analistas creem que o preço final seja bem superior. Recentemente, a própria empresa removeu um chip interno do Natal para cortar custos de produção, embasando a afirmação do executivo da Nintendo a respeito do preço. Seja como for, a Microsoft vem dando total importância ao projeto, destacando-o estrategicamente como "um novo console". (fonte: Uol Jogos)
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