Se 2008 foi um ano forte para o Xbox 360 no Japão, com o lançamento de RPGs como Tales of Vesperia, o mesmo não pode ser dito de 2009, mesmo com a saída de games ocidentais de peso, como Call of Duty: Modern Warfare 2.
Diante da desmotivação em relação à falta de interesse do público com o Xbox 360, alguns revendedores já começaram a tratar o console de forma "diferenciada".
Algumas lojas do Japão já anunciam que não estão comprando Xbox 360 fabricados antes de setembro de 2007, enquanto outros estabelecimentos não aceitam mais o console de segunda mão, seja qual for sua data de fabricação.
Este tratamento diferente também pode ser observado durante o período de festas no fim do ano na região. Uma outra loja colocou etiquetas com a inscrição "recomendado como presente de Natal" nas embalagens do PlayStation 3 e do Wii, mas não nas caixas do console da Microsoft. Para terminar, a Yodobashi Camera, uma das mais respeitadas redes de lojas no Japão, parou de oferecer garantia estendida ao console da Microsoft, mas não às demais plataformas, sejam consoles ou portáteis.
Resta a esperança de que com o surgimento de novos jogos e, principalmente, com o lançamento do Project Natal, a empresa consiga novamente estabelecer seu lugar no mercado nipônico, assim como ocorreu em 2008, sem dúvidas o melhor ano da empresa no Japão. (fonte: Uol Jogos)
Análise da notícia
A Microsoft precisa, urgentemente, ter uma política de preços mais agressiva no Japão, além de um super lançamento por semestre, voltado exclusivamente para o público nipônico (de preferência RPGs). A companhia de Bill Gates deveria também ter comprado o direito de lançar Final Fantasy XIII em território japonês junto com a versão do Playstation 3. O último grande "cartucho" da empresa será o lançamento do Project Natal. Se ele falhar, o Xbox 360 morre de vez no Japão.
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