Os analistas da Electronic Entertainment Design and Research (EEDAR) publicaram o resultado de uma nova pesquisa sobre os preços atualmente cobrados por jogos e seu impacto na indústria. O estudo da EEDAR descobriu que o preço dos jogos novos caíram recentemente enquanto as distribuidoras competem pelo mercado em massa e pelos espaços na prateleiras das lojas.
"Recentes dados de tendências... indicam que os preços sugeridos originais estão caindo no Xbox 360 e no PS3 enquanto o número de de jogos vendidos por menos de US$ 59.99 aumentou 66% no ano passado, a quantidade total de games aumentou apenas 44%. Em outras palavras, o preço está começando a cair", destacou o analista Jesse Divnich.
"Seu peso, porém, não é suficiente para refletir na atual tedência dos preços. Acreditamos que isso vai mudar. Como o preço do hardware do Xbox 360 e do PS3 continuam a cair,mais jogadores sensíveis a preço, familiares, casuais e não-tradicionais (notando que essas demografias às vezes se sobrepõem) possivelmente vão adotar esses sistemas, o que vai aumentar a demanda por jogos mais baratos. Na verdade, se observarmos os próximos lançamentos em fevereiro e março, o preço sugerido médio dos jogos de Xbox 360 é US$ 53, bem menor que o preço sugerido médio original.
Divnich disse que a EEDAR já está começando a obervar o efeito descrito acima graças ao preço mais baixo do Xbox 360 Arcade, que atraiu mais vendas da audiência predominante em busca de títulos mais baratos. O analista também disse que o Wii pode ter um impacto semelhante já que seu preço de software é menor que os concorrentes e esses novos jogadores "'não-tradicionais' possivelmente sejam mais sensíveis ao preço e prefiram jogos mais baratos".
Outro fator importante é espaço nas prateleiras das lojas, que geralmente é fixo. "Essa espaço fixo de espaço é bem abaixo da quantidade de jogos novos lançados no mercado. Cada lançamento novo tem que competir com todos os títulos lançados anteriormente", explicou Divnich. "Claro, os lojistsa continuam a acrescentar espaço nas prateleiras para as plataformas da sétima geração enquanto as gerações antigas de hardware vão dando esse espaço. Dito isso, atualmente vemos mais de 500 títulos lançados nas lojas anualmente nas plataformas da sétima geração, muito mais do que o espaço deixado pela geração anterior. Essa disparidade aumenta o cenário competitivo entre os games da sétima geração".
Esta semana, Todd Greenwald, analista da Signal Hill, alertou que as publishers poderiam estar enfrentando o fim do preço de US$ 59.99 para os títulos de "linha de frente" para Xbox 360 e PlayStation 3. Ele classificou isso como o "maior risco" para todas as distribuidoras em 2009, pois uma queda no preço sugerido baixaria significantemente suas margens de lucros. (fonte: Final Boss)
Nenhum comentário:
Postar um comentário