sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Banjo Kazooie e o problema dos textos ilegíveis

Recentemente, a demo de Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts foi disponibilizada no Mercado Xbox Live e com ela surgiu uma série de reclamações por parte dos que baixaram-na a respeito de um mesmo problema: os textos. Aparentemente, o jogo da Rare foi concebido com HD (Alta Definição) em mente, e por isso as letras presentes nos diálogos estão em uma resolução que, em TVs convencionais (SD), ficam praticamente ilegíveis, completamente borradas.

Como o problema foi visto antes do lançamento do jogo, muitos acreditaram que, no mínimo, esse problema seria corrigido a tempo ou, no máximo, em um patch posterior à estréia, mas esse não será o caso. Segundo um post de George Kelion, gerente de comunidade da Rare, no fórum do site Neogaf, o game será lançado exatamente assim, e não há planos de uma correção futura.

"Infelizmente, esse é um problema que aparentemente não vai ser modificado. Eu não quero importunar vocês com esse lado técnico das coisas (eu mesmo realmente não entendo muito), mas em suma é que o texto que vocês vêem na demo será o mesmo que vocês encontrarão na versão final do jogo. Eu sinto muito que não pudemos tratar desse problema, pois nada nos gratificaria mais do que tornar todas as suas reclamações em respostas felizes, mas é simplesmente algo muito caro para alterar em termos de tempo, recursos e dinheiro. Por favor, não me matem. Isso *não* significa que não nos importamos ou respeitamos a comunidade. Isso *sim* significa que, no fim das contas, somos apenas humanos". (texto: Final Boss)

Atualização (09/11)
Mas, pelo visto, a notícia não pegou bem para a Rare, que parece que vai fazer a correção do problema.

No dia 7 deste mês, um problema com os textos da demo de Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts, disponibilizada no Mercado Xbox Live, foi identificado em TVs de definição normal. Como jogo foi concebido em HD (Alta Definição), as letras presentes ficaram praticamente ilegíveis em TVs convencionais (SD). A Rare, no entanto, disse que não havia planos para uma correção futura, pois seria "simplesmente algo muito caro para alterar em termos de tempo, recursos e dinheiro", alegou George Kelion, gerente de comunidade da Rare.

Ao que tudo indica, entretanto, a Rare arrumou "dinheiro" e "tempo", pois voltou atrás em sua declaração, afirmando que uma correção logo após o lançamento do jogo será disponibilizada.

"Chegou à nossa atenção que as pessoas estão experimentando problemas de legibilidade das legendas em Banjo Kazooie: Nuts & Bolts em TVs de definição normal," disse a companhia no blog oficial de Banjo-Kazooie. "Nós gostaríamos de assegurá-los que contrário a declarações anteriores, estamos a par do problema e atualmente trabalhando em uma atualização para o título que será lançada dentro dos próximos 30 dias que vai corrigir o problemas para aqueles com TVs de definição normal". Estamos compromissados em assegurar que todos os fãs de nossa franquia possam ter a melhor experiência possível com Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts."

Que bom para todos que a Rare percebeu que não seria muito coerente de sua parte deixar uma fatia de fãs de Banjo de lado nessa nova aventura.
(texto: Final Boss)

Nenhum comentário: