quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Microsoft diz que o ciclo de vida do 360 deverá ser ''mais longo'' que o do original

Quando o primeiro Xbox chegou ao mercado, algumas pessoas - como o então presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi - recearam de que a estreante Microsoft forçaria as fabricantes de consoles a encurtarem os ciclos. O console chegou em 15 de novembro de 2001 nos EUA, um ano depois do PlayStation 2, e em 2005 foi substituído pelo Xbox 360, ou seja, em quatro anos a companhia de Bill Gates colocou um novo hardware no mercado.

Apesar disso, as outras companhias (Sony e Nintendo) não compartilharam a mesma idéia. O Gamecube teve um ciclo um pouco maior que o Xbox antes de ser sucedido pelo Wii, mas o PlayStation 2 da Sony, líder da geração anterior, é vendido até hoje. A companhia disse que o console viverá por 10 anos, e prometeu o mesmo para o PlayStation 3. E o Xbox 360? Teria ele o mesmo fim do primeiro? Dificilmente, visto que para isso a empresa já lançaria no ano que vem uma nova máquina, o que nos parece muito improvável. E dessa vez parece que a Microsoft deverá manter sua plataforma por um pouco mais de tempo.

Em entrevista ao site da revista inglesa Edge, Chris Lewis, Vice-Presidente da Divisão de Entretenimento Interativo para a Microsoft EMEA, disse que essa "geração deverá ser maior por causa da escalabidade", ou seja, por causa da facilidade de expansão que a atual plataforma possui. "Quando você olha para a New Xbox Experience, é uma revisão completa da interface, e da aparência, da sensação e de cada aspecto do sistema. Isso não foi determinado por um novo hardware. Nós fundamentalmente fizemos isso através de software e serviços. Então se você pensar sobre essa escalabidade e sobre a oportunidade de melhorar e evoluir o que fazemos com essa plataforma, então eu acho que é muito, muito possível - de fato, apropriado - que essa geração seja mais longa".

Isso não é garantia que a Microsoft não esteja pensando em lançar o sucessor em um futuro próximo, apenas que o Xbox 360 não deverá ser deixado de lado tão rapidamente como o primeiro Xbox foi. "Mas não somos específicos sobre quando isso vai acontecer, e não temos uma previsão em particular para oferecer no momento. Como eu disse, ainda há muito mais por vir".

Como 2009 é uma data muito improvável, e 2010 ainda nos pareça cedo demais depois de a Microsoft ter investido tanto em mudar a cara do sistema operacional do seu console - e com a promessa de mais por vir - talvez o próximo Xbox só deva ser lançado mesmo em 2011, talvez 2012, com o Xbox 360 completando 6 ou 7 anos de idade, o que já seria um avanço e tanto com relação ao primeiro. (texto: Final Boss)

Nenhum comentário: