quarta-feira, 14 de abril de 2010

MMO de Halo teria competido com World of Warcraft‏

Um ex-funcionário do estúdio Ensemble, criador de Halo Wars, revelou em entrevista detalhes do MMO de Halo, que foi cancelado quando a Microsoft dissolveu a produtora em 2008.

Dusty Monk, atual fundador e presidente do estúdio Windstorm, falou ao site IncGamers que o MMO de Halo seria um "matador de World of Warcraft", com um custo de desenvolvimento planejado na quantia exorbitante de 90 milhões de dólares. Monk contou que trabalhou durante 3 anos no projeto, entre 2004 a 2007, e declarou confiança na capacidade do estúdio de concorrer com a Blizzard e seu MMORPG, líder de mercado no ocidente.

"O jogo iria certamente competir com WoW. É importante lembrar que o Ensemble tinha uma posição de ser um ótimo competidor contra a Blizzard Entertainment", referiu-se Monk à série de estratégia Age of Empires. "Nós tínhamos uma boa história de saber o tipo de coisa que a Blizzard usava em seus jogos para serem muito bem sucedidos e sabíamos as coisas que seriam necessárias em um MMO para competir com eles".

O desenvolvedor deu exemplos de como o jogo sairia na frente, relacionando as inovações apresentadas em vários MMORPGs, que sairiam após o lançamento do MMO de Halo. "Estávamos usando um visual estilizado e heróico na arte do jogo, exatamente o que pode ser visto em Star Wars: The Old Republic agora mesmo. Esse estilo é atemporal, ele não envelhece. Estávamos desenvolvendo um sistema de cobertura, que também está em The Old Republic. Tínhamos idéias de fazer missões públicas, nas quais todos os jogadores em uma área poderiam participar. Isso foi feito em Warhammer Online".

O MMO de Halo expandiria o universo do carro-chefe da Microsoft da mesma forma que a Bethesda investiu em criar uma história de fundo coesa para o passado do universo Star Wars. Monk disse acreditar que a equipe da Ensemble estava com tudo em cima e na hora certa para fazer um MMO bem sucedido, mas afirmou que o real motivo do cancelamento do projeto foi o sucesso do Nintendo Wii.

"A divisão de jogos da Microsoft estava realmente mudando de direção. Eles etavam de olho no Nintendo Wii, entusiasmados com os números que o console estava gerando. Foi nesse momento que a Microsoft decidiu que o Xbox 360 e a Xbox Live Arcade necessitava mudar seu apelo para capturar uma audiência mais ampla e mais casual. Parte dessa mudança de posição veio com a mudança de atitude de investir neste projeto tão caro, longo e dispendioso em que estávamos trabalhando. Como resultado, o projeto foi abortado", explicou Monk. (fonte: Outerspace
/ imagem: Joystiq)

Nenhum comentário: