sábado, 8 de maio de 2010

Para Microsoft, jogos tornarão imagens 3D populares

A Ubisoft já disse que a tecnologia de imagens em 3D estereoscópico será tão expressiva para os filmes e jogos quanto o estéreo foi para a música. Mas será que a população em geral dá crédito à novidade? Para Habib Zargarpour, diretor de criação da Microsoft Games Studio, são os jogos que ajudarão a popularizar a nova tecnologia.

Zargarpour comenta que enquanto os filmes precisam de todo um processo especial durante suas filmagens, os jogos nativamente já possuem tal suporte, que está ao alcance de uma pequena conversão e a implementação de algumas técnicas.

Ele afirma ainda que as pessoas só comprarão TVs com tecnologia 3D se houver conteúdo que justifique este investimento e é aí que os jogos entram. Em entrevista ao site Gamasutra, o executivo disse acreditar que os jogos em 3D serão mais atraentes aos consumidores de forma geral do que filmes em Blu-ray, outro tipo de mídia que promete explorar de forma mais massiva o uso de imagens em três dimensões. "Isso pode se tornar o próximo nível de interação nos videogames".

Ainda assim, vale lembrar que o uso da tecnologia possui um custo elevado. Tecnicamente falando, as imagens podem consumir o dobro de processamento, e isso significa uma queda considerável em relação à qualidade de exibição. A expectativa é de que os jogos sejam apresentados em uma resolução de 720p, com taxa de atualização de quadros de 30 Hz, de maneira que o processamento extra possa ser melhor administrado pelos desenvolvedores.

(Quase) Todos querem 3D
Com exceção do Xbox 360, as principais plataformas se preparam para oferecer (ou já oferecem) game em 3D. A Nvidia possui um conjunto de acessórios (placas gráficas e óculos especiais) que ativam esse efeito, enquanto a Sony prepara novas TVs e tocadores de Blu-ray, além de uma atualização para o PlayStation 3. A Nintendo, por sua vez, colocará o 3D num portátil, o 3DS, cujo chamariz é oferecer o efeito sem precisar usar óculos especiais. A Nintendo promete mostrar esse videogame na E3, que acontece de 15 a 17 de junho. (fonte: Uol Jogos)

3 comentários:

Lunares disse...

Ola amigo, primeiro parabéns pelo blog, segundo, gostaria de falar que logo logo a microsoft estara lançando o Natal para venda, acradito que junto vira uma atualização e bem provavel algo para 3d visto que por ter uma tecnologia bem melhor do que a apresentada pela sony com o PS-EYE ou memso os constroles do Wii ela não iria pisar na bolsa e não entrar de cabeça no 3D, sendo que provavelmente é a que mais existe possibilidade junto com o Natal..

Anônimo disse...

Olá a todos!
Gostaria de esclarecer que o xBox já está preparado para o 3d, e já faz um tempo, e até possui um jogo com essa tecnologia que é o Avatar, que pode rodar em 2d e 3d bastando apenas habilitar essa opção e ter uma TV que possua frequencia igual ou superior a 200 Hz. Eu não entendo essa insinuação de que o xBox não consiga rodar gráficos 3d, tudo bem que o jogo é ruim, más os gráficos são bonitos.
Até mais!

Piano Brincando disse...

O Batman: Arkham Asylum Game of the Year Edition também já roda em TVs com a tecnologia 3D.

Eu já joguei avatar e assisti a Arsenal x Chelsea numa TV 3D (Samsung). Gostei muito, mas muito mesmo. Só não gostei dos óculos. Espero que a tecnologia sem os óculos para a visualização seja a mais adequada num futuro próximo.