quinta-feira, 23 de julho de 2009

Bungie comemora dez anos de Halo

Em seu site oficial, a produtora Bungie comemorou nesta terça (21) os dez anos de sua principal franquia, Halo. O título foi revelado publicamente em 21 de julho de 1999, durante o evento Macworld, voltado para produtos da companhia Apple.

Originalmente, Halo estava previsto para ser um jogo para Mac e PC. Antes, o título era chamado internamente de "Blam!", mas Jason Jones, cofundador da Bungie, cogitou o nome "Monkeynuts".

Diferente da versão que acabou saindo para o primeiro Xbox, em 15 de novembro de 2001, Halo nasceu como um jogo de ação em terceira pessoa. O design dos personagens já estava solidificado:.Master Chief ainda não existia, mas os soldados já tinham aquela armadura metálica verde. Os alienígenas Elite também estavam concebidos, assim como o veículo Warthog.

O game mudou de plataforma quando a Microsoft adquiriu a Bungie em junho de 2000 (no final de 2007, voltou a ser uma companhia independente), que viria a ser o título de estreia do Xbox, o primeiro videogame da gigante do software. O título fez sucesso, e a continuação se tornou o game de maior vendagem para a plataforma, com mais de oito milhões de cópias comercializadas. O fim da trilogia, para Xbox 360, foi o título que mais arrecadou na história dos games nas primeiras 24 horas de lançamento, com renda de US$ 170 milhões. Foi superado apenas por Grand Theft Auto IV, no ano seguinte, que fez US$ 300 milhões. (fonte: Uol Jogos)

Nenhum comentário: