sábado, 7 de março de 2009

Produtor diz que Tekken 6 leva o Xbox 360 ao seu limite; DVD é um dilema

De acordo com Katsuhiro Harada, produtor na Namco-Bajdai, os gráficos de Tekken 6 estão se aproximando do limite das capacidades do Xbox 360, e que a tecnologia empregada em seu game de luta pode afetar até mesmo o desenvolvimento do próximo Xbox.

Tekken 6 foi lançado em 2008 para arcades e até então estava previsto supostamente para PlayStation 3. No entanto, a Namco-Bandai, pela primeira vez, decidiu trazer uma versão para dois sistemas ao mesmo tempo, anunciando o lançamento do título também para Xbox 360. Essa decisão, porém, está trazendo algumas dificuldades para o time de produção.

"É um desafio fazer esse jogo caber em um DVD e certificar que os dados sejam lidos em alta velocidade", disse Harada em uma entrevista à próxima edição da revista X360, que sai no final do mês. É essencial utilizarmos as funções e forças do Xbox 360 ao máximo para podermos chegar ao mesmo resultado. Eu acredito que os dados e a experiência obtidas durante o desenvolvimento podem afetar o desenvolvimento da próxima versão do console".

Como
Tekken 6 foi desenvolvido em um arcade baseado na arquitetura do PlayStation 3, atingir uma fidelidade gráfica no Xbox 360 a uma taxa de 60 quadros por segundo tem sido muito difícil de acordo com o produtor.

"O motor gráfico de
Tekken 6 foi desenvolvido para uma alta taxa de quadros para criar movimentos suaves ao invés de focar meramente em fotogramas extravagantes", disse ele. "Usando um sistema de 'blur ajustável de animação' que se ajusta a cada movimento e velocidade dos personagens, esses jogos mostram um novo grau de movimentos fluídos e dinâmicos. Essa tecnologia provou ser muito difícil de ser usada em jogos de luta correndo a 60 quadros por segundo.

"Até mesmo aqui na NBGI, o Soul Calibur Team desistiu de usá-la em
Soul Calibur IV. Para poder utilizar esse efeito, nós tivemos que escrever muitos códigos otimizados para fazer o uso total da SPU [Unidade de Processamento Sinergético] do PS3. No final das contas, implementamos o mesmo 'motion blur' no Xbox 360 então isso será um grande desafio". (fonte: Final Boss)

Nenhum comentário: